O grupo de doadores de sangue de Marilândia do Sul já voltou à ativa. Neste mês, 18 pessoas ajudaram a salvar vidas através de doações no hemonúcleo de Apucarana.

A primeira doação do ano foi marcada por muita emoção. Entre os doadores estavam mãe com suas duas filhas, pai e filha, além de casais. Rafaelly de Souza Passo foi com o namorado, Lucas Gabriel Correia.

“Eu sempre tive muita vontade de doar, era um sonho meu doar sangue e ajudar pessoas. Fiquei sabendo que a Graziela estava preparando a ida até ao hemonúcleo e liguei para ela. Avisei meu namorado e ele disse que queria me acompanhar e doar também. Foi incrível eu e ele pela primeira vez doando sangue, vamos voltar sempre”, disse Rafaelly.

Janete Sales e as filhas, Joice e Jeniffer já são doadoras, mas nunca realizam a doação juntas. “Minha mãe doou pela quarta vez, eu e minha irmã, inspiradas na minha mãe, doamos pela segunda vez, mas nunca realizamos o procedimento juntas. Dessa vez foi uma experiência única, diferente das outras vezes. Estávamos juntas, uma ali dando força para a outra e salvando vidas, é muito amor, amor de família e amor ao próximo”, disse Joice.

No ano de 2023, o grupo coordenado pela técnica de enfermagem do município Graziela Adriana Ferri Franzin, foi destaque em doações realizadas e para 2024, a meta é continuar salvando vidas.

“Já começamos com a captação de pessoas para as doações de sangue. Essa foi nossa primeira doação do ano e já foi muito especial, com famílias, casais, pessoas que foram pela primeira vez. No ano passado foram mais de 200 doações e esse ano vamos continuar o nosso trabalho e ajudar a salvar vidas. A doação de sangue é muito importante e precisamos ser solidários. Agradeço o apoio da prefeitura municipal e as pessoas que doam sangue”, destaca Graziela.

Quem tiver interesse em participar do grupo de doadores de Marilândia basta entrar em contato pelo telefone (43) 9 9860-4915.

Requisitos básicos para doação de sangue:

Ter idade entre 16 e 69 anos, (menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal);

Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe). São aceitos documentos digitais com foto.

Pesar no mínimo 50 kg.
Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: