A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Controle de Endemias, divulgou nesta quarta-feira (24) uma atualização do Boletim Epidemiológico da dengue – Informe nº 20 (de 14 a 20 de janeiro).

Segundo os dados, Arapongas registra 761 notificações, 47 casos confirmados da doença (sendo 27 autóctones e 20 importados), sete em investigação, 707 casos negativos e nenhum óbito. Na semana anterior foram: 687 notificações, sendo 31 casos confirmados, seis casos em investigação, 650 negativos e nenhum óbito. “Seguimos vigilantes e com ações preventivas e de combate. São atitudes diárias e medidas conjuntas estratégicas que colaboram com a queda nos casos de dengue”, reforçou o coordenador do Controle de Endemias, Valdecir Pardini.

PARANÁ – A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nesta terça-feira (23) uma atualização do boletim epidemiológico da dengue com mais 3.911 casos positivos e três mortes. Agora o Estado soma quatro óbitos e 16.693 casos confirmados pela doença. O período epidemiológico teve início em julho de 2023 e segue até o final de julho deste ano. As 22 Regionais de Saúde possuem casos confirmados da doença. Dos 399 municípios, 279 possuem casos confirmados. São 14.784 casos autóctones, ou seja, adquiridos no município de residência dos infectados. O Estado já descartou 31.378 casos suspeitos.

CAPACITAÇÃO – A Sesa realizou nesta terça-feira (23), por meio da equipe de Urgência e Emergência, uma capacitação sobre manejo clínico com enfoque na hidratação e condução dos pacientes com suspeita de dengue. O encontro contou com a participação de profissionais da urgência e emergência das Unidades de Pronto Atendimento e coordenadores das Centrais de Leitos dos 399 municípios. (Fonte: SESA).

SINTOMAS – A transmissão da dengue acontece durante a picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado com o vírus. Após a picada, os sintomas podem aparecer em até 15 dias. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é febre alta (39°C a 40°C) que dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Podem ocorrer manchas que atingem a face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem ocorrer. Em casos de sintomas é importante procurar atendimento médico.

Denúncias

Unindo forças e contribuindo com a fiscalização, o Controle de Endemias de Arapongas orienta para as denúncias em relação ao descarte de lixo em terrenos baldios ou demais situações que culminam em criadouros para o mosquito da dengue. Todas as situações relacionadas devem ser relatadas através do telefone 3902-1079.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: