Imagem por: UEL

Visitantes poderão conhecer projetos como nanopesticidas na agricultura, controle biológico para dengue e espécies de insetos benéficos para a produção agrícola. No total serão 15 unidades expositivas reunindo projetos em saúde, agronegócio e meio ambiente.

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) terá 15 unidades expositivas relacionadas às áreas de saúde, agronegócio e meio ambiente na Expo Londrina 2024, que será realizada de 5 a 14 de abril, no Parque Governador Ney Braga, em Londrina. A presença da universidade será com ensino, extensão, inovação e serviços. O objetivo é fortalecer a interação da comunidade acadêmica com o público.

Os visitantes poderão ter acesso a informações sobre temas curiosos, como nanopesticidas na agricultura, controle biológico para dengue e espécies de insetos benéficos para a produção agrícola, além da megaestrutura de pesquisa utilizada no desenvolvimento de tecnologias para a cadeia do leite e em estudos de toxoplasmose.

Segundo a pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), Zilda Andrade, além dos projetos acadêmicos, estudantes participarão por meio das empresas juniores Consoagro (Agronomia), VetJr (Medicina Veterinária), Bioma (Ciências Biológicas) e Monsec (Secretariado Executivo).

A UEL estará na Via Rural Smart Farm, espaço permanente localizado no interior do parque, onde o público pode ver de perto o que os órgãos públicos realizam em extensão e pesquisa. O espaço será compartilhado com o Governo do Estado, via IDR-Paraná, Secretaria do Desenvolvimento Social e Família e Secretaria da Agricultura e do Abastecimento. A Agência de Inovação Tecnológica (Aintec) vai participar do pavilhão Smart Agro para demonstrar os serviços relacionados à inovação e novas tecnologias desenvolvidas vinculadas ao agronegócio.

A pró-reitora destaca que a participação da universidade em mais esta edição da feria agropecuária é fundamental para reforçar laços estabelecidos com o produtor rural da região, além do grande público que visita a Via Rural. Na última edição, foram registrados mais de 470 mil visitantes, movimentando cerca de R$ 1,26 bilhão em negócios.

Ela destaca, também, o trabalho realizado pelos estudantes, que se envolvem desde o planejamento, montagem e atendimento nos estandes e apresentam projetos acadêmicos e as atividades oferecidas pelas empresas juniores. “Essa relação traz benefícios para todos, e demonstra como a universidade pode contribuir para o desenvolvimento econômico e social. É uma vivência importante para o amadurecimento, conciliando teoria e prática profissional”, afirma.

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO – Este ano o Hospital Universitário (HU) deverá participar da Expo Londrina por meio do Espaço Cuidar, que será instalado na área do parque (não na Via Rural), mantendo uma programação específica em um horário mais extenso. O objetivo é apresentar projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão relacionados aos cursos de Medicina, Odontologia, Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição.

Confira estandes da UEL na Via Rural Smart Farm

 – Agricultura Sustentável e Biodiversidade

 – Vetores e Arbovirose

 – Animais peçonhentos

 – Biodiversidade de Insetos

 – Empresas juniores

 – Aquicultura

 – Orquidário e Agroecologia

 – Energia Renovável e vitrine biogás

 – Bovinocultura (Instituto Nacional de Pesquisa em Toxoplasmose; Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a cadeia do leite e Grupo de Estudos em Bovinocultura Leiteira)

 – Espaço Horta na Escola.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: