Imagem por: imagem ilustrativa

Na segunda-feira (7), por volta das 9h40, a Patrulha Ambiental da Guarda Municipal de Arapongas se deslocou até a Rua Tanatau, no bairro Casa Família, para averiguar uma denúncia de descarte irregular de resíduos.

A denúncia, que havia sido encaminhada à Central de Operações no sábado, indicava o despejo de telhas de amianto em uma estrada rural na região da Colônia Esperança. No local, a equipe constatou a veracidade da informação: resíduos sólidos, classificados como perigosos, haviam sido deixados indevidamente às margens da via.

Após averiguação, a equipe identificou a origem do material. As telhas foram retiradas de um imóvel que está passando por reforma para a instalação de um lava-rápido de veículos. A proprietária do local foi notificada e deverá providenciar, com urgência, a limpeza da área afetada e realizar o descarte correto do amianto.

Ela também terá que apresentar à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Seaspma) o recibo de entrega dos resíduos em local apropriado para que a irregularidade seja devidamente sanada.

A Guarda Municipal reforça à população a importância de se respeitar as normas ambientais, principalmente quando se trata de resíduos perigosos como o amianto, que representa sérios riscos à saúde humana e ao meio ambiente quando manuseado ou descartado de forma inadequada.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: