O serviço de inseminação artificial prestado pela Prefeitura de Marilândia do Sul tem auxiliado os pequenos produtores rurais do município a melhorarem geneticamente seus rebanhos de gado leiteiro e de corte, garantindo mais qualidade, produtividade e renda às famílias.
Em Marilândia, a inseminação é gratuita e a prefeitura disponibiliza carro, inseminador, sêmen e médico veterinário para acompanhamento dos animais. “O programa vem sendo realizado com sucesso no município. Se você tem interesse em participar do projeto de melhoramento genético, é só procurar a prefeito, procurar inseminador Marcelo Ferrero, conhecido ‘banha’, ou me procurar”, disse o médico veterinário Silvio Carvalho.
O veterinário ainda lembra que é obrigatório a vacinação contra brucelose de bezerras de 3 a 8 meses.
Atenção produtor, pra participar do programa é necessário:
– Ter cadastro da propriedade na Adapar
– Estar com exame de brucelose em dia
– Ter alguém que saiba identificar o cio de uma vaca
– Avisar o inseminador o horário em que entrou em cio, pois a inseminação é feita 12 horas após os sinais evidentes de cio, o aviso terá que ser prévio para que o inseminador se prepare e agende, para ocorrer no momento exato
– Após esses procedimentos o animal será acompanhado pelo médico veterinário, para diagnóstico de gestação e orientação para uma gestação saudável.
A prefeitura disponibiliza para atender os produtores na área de bovinos, assistência técnica com médico veterinário Silvia Messias de Carvalho, o técnico em inseminação artificial Marcelo Ferrero (Banha)
Serviço:
Telefones para solicitar a inseminação
Prefeitura: 3428-1122
Médico Veterinário Silvio Carvalho: 999174490
Técnico em inseminação Marcelo Ferrero (Banha): 999756310