Na madrugada desta quinta-feira (27), por volta da 00h40, a equipe da Polícia Militar realizava patrulhamento pela Rua José Alves de Paula Filho, na Vila Agari, em Apucarana, quando avistou dois indivíduos na via. Um dos homens, que aparentemente mancava e fazia gestos involuntários com as mãos, chamou a atenção da equipe, que decidiu realizar a abordagem.
Ao retornarem a equipe notou que os dois indivíduos haviam se dispersado, seguindo direções opostas. A equipe então localizou o homem que aparentava ter uma deficiência física, mas ao ser abordado, ele começou a andar normalmente, o que gerou dúvida sobre a alegada deficiência. Durante a abordagem, o indivíduo demonstrou dificuldades em se locomover, forçando uma imagem de deficiência.
Após a abordagem, foi realizada uma busca pessoal, mas nada de ilícito foi encontrado. Quando solicitado a informar seus dados pessoais, o homem se recusou a fornecer o nome, repetindo apenas a palavra “pane, pane”, sem apresentar informações claras. Diversas tentativas de obter sua identificação, incluindo a oferta de que escrevesse seu nome, foram rejeitadas.
Diante da recusa em se identificar, o homem foi encaminhado pela Polícia Militar à 17ª Subdivisão Policial (SDP) para as providências cabíveis. O outro indivíduo que acompanhava o abordado não foi localizado. A abordagem foi realizada devido ao crescente número de furtos na região, aumento de foragidos na comarca e pela área ser de baixa luminosidade e com forte presença de comércio e residências.