Na manhã desta terça-feira (25), policiais militares que participam do curso de Patrulha Rural Comunitária no Paraná receberam instrução de tiro na sede do 10º Batalhão, em Apucarana. O treinamento faz parte da capacitação que ocorre na cidade de Maringá e tem duração de duas semanas.
O Capitão Thiago destacou a importância da instrução para o aperfeiçoamento dos agentes que atuam nessa modalidade de patrulhamento:
“O curso atende policiais de todo o estado, com participantes de cidades como Paranaguá e Foz do Iguaçu. Além disso, nesta edição, foram abertas vagas para policiais de outras corporações, e dois militares da Polícia Militar de Minas Gerais estão participando dessa capacitação.”
A instrução de tiro foi ministrada pelos instrutores do 10º Batalhão, que possuem experiência na área. O local conta com um estande preparado para treinamentos avançados, com 50 metros de profundidade e 20 metros de largura, ideal para disparos com fuzis calibre 5.56, armamento utilizado pelas equipes da Patrulha Rural.
Segundo o Capitão Thiago, durante a capacitação, os militares passam por diversas etapas, incluindo teoria e prática.
“Os policiais aprendem sobre armamento, montagem, desmontagem e a parte técnica do tiro. No treinamento prático, são aplicados exercícios de precisão, em que os agentes adotam diferentes posições de disparo, além da parte de reação, que simula confrontos armados e respostas rápidas em situações de risco.”
A equipe de instrutores é composta pelo Capitão Thiago Federovicz, Sargento Lopes e Cabo Pontalte, especialistas em tiro e sobrevivência policial. Ao todo, 69 policiais militares participam do curso, divididos em dois grupos, aprimorando suas habilidades para atuar com mais segurança e eficiência no patrulhamento rural.