Na noite de quarta-feira (01) policiais militares e conselheiras tutelares evitaram uma tragédia no viaduto da linha férrea, em Califórnia. A ocorrência teve início por volta das 22h13 quando informações chegaram aos policiais.
A equipe policial foi acionada após receber informações de que uma pessoa estava prestes a se jogar do viaduto. Ao chegar ao local, encontraram duas conselheiras tutelares que já estavam tentando acalmar uma adolescente em desespero. A jovem de 16 anos, estava visivelmente abalada, demonstrando um estado emocional extremamente perturbado. Ela alegou que não queria mais viver e que planejava cometer suicídio pulando do viaduto.
Enquanto os agentes tentavam dialogar com a adolescente para acalmá-la e dissuadi-la de sua intenção em um momento de desespero, tentou se lançar do viaduto. Foi necessário uma ação rápida e corajosa para segurá-la e imobilizá-la, afastando-a do perigo. Com sucesso, a equipe conseguiu retirar a jovem em risco, de cima do viaduto.
A situação da menor que estava extremamente fragilizada emocionalmente, exigiu atenção médica imediata. Uma ambulância do município chegou ao local, com uma equipe de socorristas pela condição da adolescente, um dos membros da equipe policial a acompanhou no interior da ambulância até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na cidade de Apucarana, com o intuito de auxiliar a enfermeira na contenção e no acalmo da paciente.
Sua mãe e as conselheiras tutelares permanecem na UPA oferecendo o apoio e o suporte necessários.
A ação conjunta e eficaz das conselheiras tutelares e da equipe policial de Califórnia foi essencial para evitar uma tragédia e fornecer o atendimento necessário à adolescente em crise.