Chamar atenção para a aplicação de ações eficazes e sensibilizar a população no enfrentamento ao mosquito aedes aegypti – transmissor da dengue. Neste sentido, a Prefeitura de Arapongas, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no último sábado, 27, entrega de panfletos e orientações à comunidade.

O Pit Stop de combate à dengue aconteceu na esquina da Avenida Arapongas com a rua Drongo – Centro. A oportunidade contou com a presença do prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, da secretária interina da Saúde, Sandra Onofre, do secretário de Governo, Rafael Cita, do secretário do Meio Ambiente, Renan Rodrigues, do coordenador do Controle de Endemias, Valdecir Pardini e vereadores da base aliada e outros parceiros. Onofre reiterou que o município se mantém vigilante, mas reforça que é fundamental a atuação de cada morador. “Combater a dengue é uma responsabilidade de todos e todas. Temos visto um crescimento nos casos. Cidades da região estão com altos picos da doença. A situação em Arapongas está moderada, mas não podemos afrouxar as medidas”, disse. O coordenador do Controle de Endemias, Valdecir Pardini, também mencionou sobre os esforços no controle do mosquito. “Temos realizado as fiscalizações, bloqueios, pulverização com UBV Costal. Notamos que o mosquito está presente em diversos bairros, e não apenas localizado apenas em uma região. Por isso, pedimos a atenção de todos nesta luta”, disse. Mutirão – Ainda nesta segunda-feira, 29, durante reunião com todo o secretariado municipal e vereadores da base aliada, o prefeito Sérgio Onofre mencionou sobre a realização de um mutirão. “Queremos intensificar os serviços. Por isso, um mutirão vem ao encontro dessa atual necessidade. Vamos definir e alinhar essas estratégicas”, pontuou.

Denúncias

Unindo forças e contribuindo com a fiscalização, o Controle de Endemias de Arapongas orienta para as denúncias em relação ao descarte de lixo em terrenos baldios ou demais situações que culminam em criadouros para o mosquito da dengue. Todas as situações relacionadas devem ser relatadas através do telefone 3902-1079.

SINTOMAS – A transmissão da dengue acontece durante a picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado com o vírus. Após a picada, os sintomas podem aparecer em até 15 dias. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é febre alta (39°C a 40°C) que dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Podem ocorrer manchas que atingem a face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem ocorrer. Em casos de sintomas é importante procurar atendimento médico.

Dicas importantes!

1 – Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.

2 – Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.

3 – Não jogue lixo em terrenos baldios.

4 – Se guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.

5 – Não deixe a água da chuva acumular sobre a laje.

6 – Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.

7 – Se guardar pneus velhos, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.

8 – Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.

9 – Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes usados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.

10 – Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: