Na terça-feira 07 de novembro de 2023, às 09h00, a Guarda Municipal de Arapongas desempenhou um papel fundamental durante a “Operação Força Total,” realizada em apoio à Polícia Militar do Paraná. Durante a operação, a equipe de Ronda Ostensiva Municipal Urbana (ROMU) realizando saturação na Zona Sul da cidade, identificou um indivíduo, que tinha um mandado de prisão em aberto pelo crime de Lesão Corporal Grave, conforme o Artigo 129 do Código Penal Brasileiro.
Ao abordar o suspeito e dar voz de prisão, o indivíduo não acatou a ordem e proferiu palavras de alto calão. Em uma tentativa de fuga, ele resistiu ativamente contra a equipe, utilizando empurrões, chutes e socos, chegando até a morder a perna esquerda de um dos agentes, causando sangramento. Diante dessa situação, a equipe utilizou meios progressivos de força, incluindo o espargidor de pimenta e uma arma de eletrochoque SPARK na modalidade Drive-stun para conter e imobilizar o indivíduo.
Apesar da resistência, a equipe conseguiu imobilizar o indivíduo, que continuou ameaçando a guarnição durante todo o processo. A Polícia Militar foi chamada para auxiliar na ocorrência, e o agente ferido recebeu atendimento médico no Hospital 18h Antônio J. Marques, na Zona Sul de Arapongas, conforme prontuário de atendimento. O indivíduo preso foi submetido a um teste rápido de DST na central epidemiológica da cidade.
Posteriormente, a equipe se dirigiu à 22ª Subdivisão Policial (22° S.D.P) para apresentar a ocorrência à Autoridade Policial, e o indivíduo foi encaminhado à carceragem pública da cidade de Rolândia. Essa operação demonstra o comprometimento da Guarda Municipal em apoiar a Polícia Militar na execução de mandados de prisão e na manutenção da ordem e segurança pública na cidade.