Na tarde desta sexta-feira (27), a Guarda Municipal de Arapongas apreendeu uma motoneta com evidentes sinais de adulteração e encaminhou a condutora à delegacia. A ação ocorreu durante patrulhamento nas imediações do Cemitério Municipal, quando os agentes avistaram uma Honda C100 Biz vermelha com placa de Ibiporã-PR. A ocorrência foi conduzida pelo GM Herico, que relatou os detalhes da abordagem.
“A equipe estava em patrulhamento pelas imediações do Cemitério Municipal, onde avistamos uma motoneta Honda C100 Biz na cor vermelha, com tarjeta de Ibiporã-PR. Diante do grande número de veículos desse tipo sendo adulterados ou oriundos de leilão circulando na cidade, optamos por realizar a checagem via sistema informatizado, onde constou que o veículo era da cidade de Tavares, na Paraíba. Tendo em vista a divergência na tarjeta e a estranheza da cidade de origem, foi solicitada a parada para uma melhor checagem.”
Durante a abordagem, foram identificadas duas mulheres: a condutora, e a passageira, sua mãe. A inspeção revelou sinais claros de adulteração.
“Em continuidade à inspeção, ficou visível, tanto no chassi quanto no motor, indícios de ação de instrumento abrasivo. O motor estava remarcado e o chassi, com final 640. Vale salientar que era possível visualizar números ao fundo, além dos remarcados.”
A passageira foi liberada no local, e a condutora, juntamente com a motoneta, foi encaminhada à 22ª Subdivisão Policial, 5ª Central Regional de Flagrantes, para os procedimentos legais.
Em declaração à imprensa, GM Herico comentou o caso:
“Nesta sexta-feira (27), realizamos a abordagem de um veículo Biz, cuja qual estava com a tarjeta da placa, motor e chassi pinado e remarcado. Diante do fato, optamos por levar até a delegacia para os procedimentos cabíveis.”
Segundo o agente, a condutora afirmou ter adquirido o veículo por meio de redes sociais.
“Ela alegou para a equipe que teria adquirido o veículo através de redes sociais e disse que não tinha conhecimento da procedência do veículo. Porém, mesmo sem ter ciência dos fatos, comprou um veículo adulterado, o que acabou culminando na sua prisão.”
Herico aproveitou para deixar um alerta à população sobre os riscos de comprar veículos por canais informais.
“A Guarda Municipal orienta a população a não comprar veículos em redes sociais sem checar toda a procedência. Muita gente adquire esse tipo de veículo — o famoso ‘bombinha’ — sem saber os riscos. Essa moça, por exemplo, é aparentemente uma pessoa de bem, não tem passagem, é trabalhadora, mas agora vai responder a uma ocorrência e será processada. Tudo por causa de uma compra mal feita. E o que ela ganha com isso?”
A GM reforça que denúncias e informações sobre veículos suspeitos podem ser feitas diretamente aos agentes municipais ou por meio dos canais oficiais. A orientação é sempre verificar documentação e procedência antes de adquirir qualquer veículo.