Desvio temporário está em implantação ao lado da pista danificada pelas chuvas recentes. Em breve o tráfego será em operação pare-e-siga no km 48.
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), está preparando um desvio temporário no km 48 da PR-092, em Rio Branco do Sul, Região Metropolitana de Curitiba, trecho atualmente interditado após surgimento de rachaduras no pavimento e talude de aterro.
Após verificar a estabilidade do local, foi feita a terraplenagem no espaço do lado esquerdo da pista, e colocada camada de rachão, que será seguida ainda por camada de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) e compactação deste material.
O desvio terá uma faixa apenas, com cerca de 120 metros de extensão, permitindo a passagem de veículos em um sentido de cada vez, o que já garantirá a retomada parcial da trafegabilidade no trecho. Ele será utilizado também durante a recuperação da rodovia.
Permanecem em elaboração os estudos e avaliações que irão embasar a obra, que será executada por meio de contratação emergencial.