Pacientes enfrentam angústia e desespero com demora no atendimento na UPA de Apucarana. A avó da criança, visivelmente abalada, chorava diante da demora e da preocupação com a saúde da neta.

Na noite desta sexta-feira (10), uma grave denúncia de demora no atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foi registrada, evidenciando a difícil situação enfrentada por uma criança de 8 anos com suspeita de COVID-19. A assistência só foi providenciada após familiares de outra paciente ameaçar =chamar a reportagem do Canal 38.

Por volta das 23h35, acompanhante de sua mãe, ao presenciar a situação da criança, decidiu ameaçar chamar a imprensa para garantir a atenção necessária. A criança, que apresentava febre, dor de cabeça, ficou mais de 10 horas aguardando atendimento na UPA, causando apreensão na família.

A avó da criança, visivelmente abalada, chorava diante da demora e da preocupação com a saúde da neta. A demora só foi solucionada quando uma parente de outra paciente manifestou a intenção de envolver a reportagem do Canal 38, inclusive registrando a situação por meio de fotografias.

A denunciante, uma moradora de 27 anos do Jardim Colonial, relatou: “Então, a minha mãe está passando mal desde ontem, estava inchada, com dor no peito, cansaço e muita dor de cabeça. Meu esposo a levou para a UPA agora à noite, e eu fui ficar lá com ela. Como achei que estava demorando muito para chamá-la, pelo fato dela estar passando mal, entrei na triagem e pedi para priorizarem o atendimento dela. Eles informaram que ela faria um eletrocardiograma.”

A equipe do Canal 38 está acompanhando de perto o desdobramento desse caso. A criança foi diagnosticada com dengue, e a mulher passou pelo eletrocardiograma, sem apresentar alterações.

Neste sábado (11) em Apucarana, às 00h49 da madrugada, uma imagem impactante capturou o cenário de lotação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), abrangendo também a área de triagem. A foto evidencia as condições desafiadoras enfrentadas pelo serviço de saúde na cidade, destacando a sobrecarga no atendimento emergencial.

Este incidente destaca as condições críticas da saúde pública e a necessidade urgente de ações para garantir atendimentos rápidos e eficientes à população. Além disso, ressalta o papel vital da imprensa independente na cobertura, investigação e responsabilização das autoridades, contribuindo para a melhoria do sistema de saúde pública.

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