A cidade de Arapongas se prepara para receber mais uma vez um dos seus eventos mais emblemáticos: o FESTAR — Festival de Teatro de Arapongas, que chega à sua 10ª edição em 2025. A primeira fase do festival começa nesta sexta-feira (25) e segue até o dia 30 de abril, com uma programação repleta de atrações culturais voltadas a todas as idades.
Em entrevista nesta terça-feira (22) ao repórter André Garcia, do Canal 38, o secretário de Cultura de Arapongas, Pedro Ziroldo, destacou que o evento será um grande tributo à artista e educadora cultural Nitis Jacon, figura histórica na construção da cena cultural do município.
“Estamos muito felizes de realizar essa edição diretamente do coração da cidade, em frente à nossa Escola Municipal de Artes Nitis Jacon, que em breve será reinaugurada. Esta décima edição é uma homenagem a essa grande mulher, essa agitadora cultural que representa não só Arapongas, mas todo o Brasil com sua trajetória no teatro e nas artes. Nitis é reconhecida internacionalmente pelo seu trabalho e sua dedicação à cultura”, afirmou o secretário.
O FESTAR deste ano será realizado em módulos temáticos ao longo de 2025. A primeira etapa, intitulada “Skré” — palavra da língua caingangue que significa “pássaro que chama a chuva” —, celebra os povos originários e os saberes da terra.
“Vamos ter contação de histórias, espetáculos teatrais, concertos musicais com bandas e reggae na Praça da Saudade. Também teremos sessões de cinema ao ar livre e no Cine Teatro Mauá, além de imersões na cultura indígena com a presença dos povos de algumas Aldeias, detalhou Ziroldo.
Segundo o secretário, a realização do festival é parte de um amplo movimento de revitalização cultural em Arapongas, impulsionado pela gestão do prefeito Rafael Cita e da vice-prefeita édina Kummel.
“A Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura, tem promovido uma aproximação com os artistas e trabalhadores da cultura. Estamos entregando novos espaços, como o Galpão Cultural Toca das Maritacas, que será inaugurado em breve, e finalizando as obras na biblioteca municipal. Também já iniciamos o processo de licitação para a reforma do Teatro Vianinha e, recentemente, comemoramos 10 anos da Praça Céu da Saudade, que está passando por melhorias”, pontuou.
Com uma programação intensa e diversificada, o FESTAR reafirma seu papel de destaque no cenário cultural do Paraná, promovendo o encontro entre artistas, público e tradição. A expectativa é que milhares de pessoas participem das atividades gratuitas ao longo da semana.