Nesta sexta-feira (23), foi realizada a solenidade de comemoração do Dia da Arma de Infantaria no 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado, em Apucarana. O evento teve início às 10h e reuniu militares, familiares e autoridades locais para celebrar a data, que marca a valorização da tradição e dos valores do Exército Brasileiro.
Durante a cerimônia, o Tenente-Coronel Ubiratan Athayde Marcondes Filho, comandante do 30º BI Mec, destacou a importância do evento para todos os infantes, reforçando o legado e a responsabilidade da tropa.
“É um dia muito especial para nós, principalmente para o 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado, que é o Dia da Arma de Infantaria. Nesse dia nós mantemos acesos os valores, a tradição do Exército Brasileiro, reverenciando o nosso patrono, que é o Brigadeiro Sampaio: herói de guerra, pacificador, integrador nacional. Participou de inúmeras campanhas no Brasil e no exterior, tombou em combate depois de ter levado três tiros e, ainda assim, continuou liderando as suas tropas. Então, é um dia muito importante para nós, que nós de infantaria temos muito orgulho de homenageá-lo e também homenagear a todos os infantes, os infantes de todos os tempos, porque nós não chegamos aqui por acaso. É um legado deixado por todos que fizeram história, é uma responsabilidade para os infantes de hoje e é o exemplo que nós pretendemos deixar para os infantes do futuro”, afirmou o comandante.
Ele também ressaltou a presença das famílias na solenidade, destacando a importância da participação dos pais, mães e familiares dos militares: “Muito importante e muito válida essa homenagem também, que a gente vê que todas as famílias se mantêm presentes, pais e mães dos militares. Você vê que cada olhada tem aquela emoção, acompanhando toda essa apresentação. As portas do batalhão estarão sempre abertas para a sociedade, o batalhão do povo de Apucarana, do norte paranaense, e do Brasil. Afinal de contas, a nossa missão é defender a pátria e a paz. Somos todos nós. Então é sempre uma alegria termos os familiares presentes aqui nas nossas cerimônias.”
Ao comentar sobre a estrutura do 30º BI Mec, o Tenente-Coronel Ubiratan lembrou que o batalhão é referência não só no Brasil, mas também no cenário internacional: O nosso batalhão é referência no Exército Brasileiro. E eu ouso dizer que ele tem referência internacional, na medida em que nós somos o batalhão que integra a Força de Paz, estamos preparados, como o sistema ONU — das Organizações das Nações Unidas. Então, ao necessitar de um batalhão de infantaria mecanizado para atuar em missões internacionais, a ONU, ao demandar ao Brasil, certamente quem estará na primeira posição da fileira será o 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado. Isso é um orgulho para todos nós, para todos os paranaenses do nosso norte do Paraná.”
Por fim, o comandante agradeceu a presença dos veículos de imprensa, que ajudam a divulgar as ações do Exército para toda a sociedade: “É um prazer sempre nosso essa integração com os meios de comunicação de imprensa, porque, afinal de contas, são os senhores e senhoras que levam para o povo o que nós fazemos aqui dentro. Então isso aqui não é uma caixa preta, isso aqui é para que todos conheçam. Então nós agradecemos a presença sempre de vocês.”
A cerimônia reforçou o compromisso do 30º BI Mec com a preservação dos valores militares e a integração com a sociedade civil, destacando a importância histórica da Infantaria para o Exército Brasileiro e para o país.