Imagem por: SESA

Com uma média de 67 mil atendimentos por ano, o site oficial da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), os telefones 0800 644 44 14 e telefone exclusivo do WhatsApp (41) 3330-4414 são canais para sugestões, solicitações, reclamações, denúncias, elogios e demais informações.

A Ouvidoria Geral da Saúde do Paraná é um dos principais canais de escuta e diálogo entre a população e o Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecendo a transparência na gestão pública da saúde. Mais de 500 ouvidores são a “ponte” para a troca de informações com a população.

Com uma média de 67 mil atendimentos por ano, o site oficial da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), os telefones 0800 644 44 14 e telefone exclusivo do WhatsApp (41) 3330-4414 são canais para sugestões, solicitações, reclamações, denúncias, elogios e demais informações quanto aos serviços e atendimentos prestados na saúde paranaense.

De janeiro a outubro deste ano, foram registradas 62,8 mil manifestações, sendo presencial o meio mais utilizado, com 38,1% dos contatos. Em 2024, nesse mesmo período, o número de manifestações chegou a 70,4 mil.

“A ouvidoria traduz o compromisso do SUS com o atendimento humanizado, o diálogo contínuo e a melhoria constante dos serviços de saúde em todo o Estado. Cada manifestação é analisada com cuidado por uma equipe técnica, que direciona a demanda ao setor responsável e acompanha o retorno, garantindo respostas personalizadas e dentro dos prazos legais”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Os serviços com o maior número de procura são solicitações de medicamentos não padronizados, questões de vigilância sanitária, entre outros assuntos pertinentes à saúde pública.

A ouvidora-geral da Saúde, Laís Alves Ventura, destaca que, além das reclamações e dúvidas registradas pela população, muitas manifestações também trazem elogios e sugestões voltadas à melhoria dos estabelecimentos de saúde e à qualificação dos serviços prestados. “Trabalhamos para a defesa dos direitos à saúde, com imparcialidade e contribuindo com a detecção e prevenção da corrupção e outras irregularidades, promovendo a prestação de serviço público mais transparente, justa e ética”, considerou.

A Ouvidoria Geral coordena as Ouvidorias Regionais de Saúde, Ouvidorias de Hospitais e Unidades Próprias da Secretaria da Saúde, Ouvidorias dos Consórcios Intermunicipais de Saúde (CIS) e Ouvidorias Municipais de Saúde.

Como registrar uma manifestação na Ouvidoria do SUS:

– Presencialmente, no local que presta o serviço da saúde

– Nas urnas disponíveis nos estabelecimentos de saúde

– Pela internet no portal: https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Fale-com-Ouvidoria

– Por ligação via 0800 644 44 14

– Pelo telefone exclusivo do WhatsApp (41) 3330-4414

 

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