Na noite desta sexta-feira (25), a Câmara Municipal de Apucarana realizou uma sessão solene marcante, com a posse oficial de Odarlone Orente como vereador. Ele assume a vaga após decisão da Justiça Eleitoral, que corrigiu uma irregularidade no processo das últimas eleições. O ato contou com a presença de diversas lideranças políticas, incluindo o presidente da Câmara, Danylo Acioli, o deputado estadual Arilson Chiorato e a deputada federal Lenir de Assis.
Agora oficialmente empossado, Odarlone fez questão de destacar a importância do momento para sua trajetória política e pessoal:
“É enorme a gente poder estar agora assumindo o mandato que o povo havia nos delegado através de 2.407 votos, que me fez a pessoa mais votada na cidade de Apucarana. Graças à correção de uma irregularidade no processo eleitoral, podemos assumir esse mandato. É uma alegria imensa, um misto de sentimentos, mas o desejo é usar esse mandato como ferramenta para melhorar a vida das pessoas, especialmente daquelas que mais precisam do poder público”, afirmou.
Compromisso com escuta popular e saúde
Orente afirmou que o foco inicial será ouvir a população e, a partir disso, construir propostas. Entre as prioridades estão a saúde pública e a proteção animal:
“Vamos falar da saúde para as pessoas e também da saúde animal. Por que não termos um hospital veterinário para pensar nos pets? Essas seriam as duas primeiras condições que vamos tratar. E, claro, ouvir os setores da sociedade: associações, sindicatos, movimentos sociais. Nosso mandato será coletivo.”
Câmara dá boas-vindas
O presidente da Câmara, Danylo Acioli, deu boas-vindas ao novo vereador e ressaltou o simbolismo da posse:
“Demos posse ao vereador Odarlone Orente, do Partido dos Trabalhadores, que volta a ter um representante em Apucarana depois de um longo período. Todos os vereadores participaram, o prefeito esteve presente, além do deputado Arilson Chiorato e da deputada Lenir de Assis. Já colocamos ele para trabalhar: segunda-feira temos sessão extraordinária com projetos importantes.”
Danylo também comentou sobre o pedido de informações feito por Odarlone a respeito de verbas estaduais da saúde:
“Se o prazo não foi respeitado, vamos tratar com seriedade. Aqui a gente não corre, não tem medo de nada. O acesso à informação é um direito.”
Lideranças estaduais e federais elogiam novo vereador
Presente à cerimônia, o deputado estadual Arilson Chiorato celebrou a posse e destacou o perfil técnico do novo parlamentar:
“O vereador mais votado da cidade vem pra Câmara após uma correção do TRE. Agora temos um representante do Governo Federal na Câmara, com quem faremos articulação para trazer recursos. Odarlone é preparado, tem qualidade técnica, vai elevar o debate, especialmente na área da saúde.”
Chiorato também comentou sobre os recursos estaduais para a saúde de Apucarana:
“Nossa parte já foi feita — colocamos no orçamento. Agora a execução depende do Governo do Estado. Ele me pediu ajuda na cobrança e eu me coloquei à disposição para isso.”
A deputada federal Lenir de Assis também demonstrou entusiasmo com o novo cenário político:
“Odarlone é ético, comprometido, sério e profundo conhecedor das políticas públicas de saúde. Foi feita justiça. Ele foi eleito pelo povo e agora assume com legitimidade e responsabilidade. Apucarana ganha muito.”
Lenir também declarou apoio a Arilson Chiorato na eleição interna do partido:
“Apoio o nosso querido deputado Arilson, que atua com seriedade. Os diretórios agora eleitos terão papel fundamental na campanha do presidente Lula no próximo ano.”
Novo ciclo em Apucarana
A posse de Odarlone Orente representa não apenas a correção de uma falha eleitoral, mas também a retomada da representatividade do Partido dos Trabalhadores na Câmara Municipal. Com um mandato que promete ser participativo, coletivo e voltado às pautas sociais e de saúde, a nova legislatura ganha um reforço significativo no cenário político de Apucarana.