Imagem por: Jonatam Battista/Canal 38

Na sessão desta segunda-feira (31), a Câmara de Vereadores de Apucarana discutiu projetos voltados à infraestrutura, qualificação profissional e segurança pública.

O vereador Luiz Vilas Boas abordou diversos temas que impactam diretamente a população, incluindo a criação da Guarda Mirim, a abertura de uma nova via no Parque da Raposa 1 e a falta de respostas das forças de segurança em uma reunião com moradores do distrito de Pirapó.

O vereador destacou que o projeto da Guarda Mirim de Apucarana está avançando e encontra-se em análise jurídica antes de ser encaminhado ao Executivo para aprovação.

“Já está em andamento, está bem adiantado, está em fase agora de análise jurídica, para que vá então ao Executivo, para que tenha aí o parecer. Esse é um trabalho muito aguardado para que nossos jovens, principalmente os que mais precisam, tenham a oportunidade de aprender uma profissão e ingressar no mercado de trabalho.”

Vilas Boas também alertou sobre a necessidade de qualificação profissional, apontando que algumas escolas de qualificação do município continuam fechadas.

“O emprego está difícil e, quando há vagas, exige-se qualificação. Infelizmente, algumas das nossas escolas de qualificação ainda estão fechadas no município. Não vai nenhuma crítica, acredito que o prefeito esteja querendo melhorar esse ambiente, mas o pouco que tínhamos está fechado.”

Outro ponto levantado pelo vereador foi a proposta de abertura de uma nova via no Parque da Raposa 1, que permitirá a ligação com o Jardim Aeroporto.

“Hoje, quem está no Raposa 1 e precisa chegar ao supermercado Alvorada precisa percorrer quase dois quilômetros. Com essa abertura, a distância será reduzida para apenas 200 metros. Essa obra é fundamental para o desenvolvimento da cidade e para a valorização imobiliária da região, que conta com a UTFPR, a Associação dos Professores, a Copel e a igreja.”

Ele destacou que já há uma doação voluntária de mais de dois mil metros quadrados para a abertura da via e que a questão agora depende de um acerto final com o prefeito.

Segurança pública e ausência de forças policiais em reunião no distrito de Pirapó
O vereador demonstrou preocupação com a segurança no distrito de Pirapó, onde organizou uma reunião com a Polícia Militar, Guarda Civil e moradores.

“Convocamos a Polícia Militar, a Guarda Civil e a Secretaria de Segurança do município para discutir a situação de segurança no distrito de Pirapó, diante da grande demanda da população. Contamos com a presença de moradores, cafeicultores, diretoras de escolas e outras lideranças.

Projeto “Abelhas Sem Ferrão” e incentivo à apicultura
O vereador também destacou o avanço do projeto “Abelhas Sem Ferrão – Apucarana Polinizando o Mundo”, que incentiva a produção de mel medicinal na cidade.

“Já temos quase 100 produtores cadastrados e o projeto entra em votação na próxima sessão. A produção da abelha sem ferrão é de apenas um litro por ano, enquanto a abelha europeia produz entre 20 e 30 litros. Isso torna esse mel muito mais valioso e com alto potencial medicinal.”

Segundo ele, já há um recurso de R$ 60 mil garantido para a implementação do projeto, que fortalecerá a geração de renda na cidade.

Com iniciativas voltadas à qualificação profissional, mobilidade urbana e segurança pública, Vilas Boas reforçou seu compromisso com ações que tragam melhorias concretas para a população de Apucarana.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: