Durante a sessão da Câmara Municipal de Apucarana, realizada na noite de segunda-feira (08), o vereador Guilherme Livoti chamou a atenção para um problema grave que tem preocupado a população: as falhas no atendimento do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Em seu pronunciamento, ele apresentou um requerimento cobrando explicações sobre as recorrentes falhas no número 192, utilizado para chamados de emergência.
“Uma das principais matérias que a gente tratou na sessão foi um requerimento de minha autoria. Acredito que principais matérias, não menosprezando as outras, mas pela seriedade do tema, pela gravidade e necessidade de urgência ao tratar dessa situação. Nós fizemos um requerimento ao SAMU questionando por que estão acontecendo recorrentes falhas no número 192. Temos situações de pessoas que não conseguiram atendimento.
No caso, inclusive, estava aqui a família da Jade, que é irmã da Sandy, amiga minha. A Jade foi aquela jovem de 17 anos que faleceu no começo de agosto por causa de um acidente de bicicleta. E no caso dela, eles não conseguiram falar com o SAMU por conta de uma dessas falhas. Precisou um vizinho e até o Corpo de Bombeiros, de carro, para buscar alguém para fazer o atendimento. Nós nunca vamos ter a certeza se a Jade estaria aqui se ela tivesse o atendimento rápido. Mas a gente não quer mais ter essa dúvida.
A gente não pode admitir que o número do SAMU não funcione. Na hora que a pessoa está com alguém infartando dentro de casa, com alguém em um acidente, com alguém com AVC, você não vai abrir nenhum dos sites de notícias das emissoras ou dos jornais que estão aqui nos entrevistando para ver qual telefone é ativo. O 192 é divulgado, as pessoas precisam que o 192 funcione. E é isso que a gente está cobrando.
A gente está cobrando o SAMU para entender: o problema é de energia? O problema é de telefone? Precisa de um estabilizador? Precisa de um gerador? Precisa de um no-break? Para que a gente consiga dar uma resposta para as pessoas e que a gente consiga ir atrás da solução de fato para esse problema.”
A manifestação do vereador evidencia a preocupação com a eficiência dos serviços de emergência em Apucarana e reforça o pedido de providências urgentes para evitar novas tragédias.
🔔 Acompanhe o Canal 38 nas redes sociais e receba atualizações em tempo real:
📸 Instagram: @canal38news
📘 Facebook: Canal 38 Apucarana
📘 Grupo no Facebook: Clique aqui
▶️ YouTube: RTV Apucarana
💬 Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as notícias em primeira mão:
👉 Grupo 12 do Canal 38