A quarta-feira (14) será marcada por instabilidade e risco de temporais em diversas regiões do Paraná. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para o estado, sendo um deles de perigo para tempestades, com previsão de ventos intensos que podem chegar a 100 km/h, pancadas de chuva forte e possibilidade de queda de granizo.
O alerta mais severo começa ao meio-dia e segue até as 23h59, atingindo 45 municípios localizados no Litoral, na Região Metropolitana de Curitiba, no Norte Pioneiro e em parte dos Campos Gerais. Já o segundo aviso indica perigo potencial de chuvas intensas nas regiões Norte, Noroeste, Central e em parte do Sudeste paranaense.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o dia inicia com poucas nuvens em todo o estado, mas a mudança no tempo é esperada a partir do início da tarde, quando as áreas de instabilidade começam a se formar.
As chuvas e os temporais isolados seguem atuando no estado, em especial no período da tarde. A oferta de calor e umidade favorece a formação de áreas de instabilidade em todas as regiões paranaenses, até mesmo no Oeste e Sudoeste, regiões que enfrentaram tempo mais estável nos últimos dias.
Para a quinta-feira (15), a previsão indica continuidade do calor e do tempo abafado, com variação de nuvens e pancadas de chuva em todas as regiões. As temperaturas devem ficar mais amenas no extremo sul do estado, enquanto no Litoral, Oeste e Noroeste as máximas podem ultrapassar os 30°C. Ainda há risco de tempestades em todas as regiões, com maior destaque para a faixa Norte, Campos Gerais e Leste do Paraná.
As cidades incluídas no alerta de perigo para tempestade são:
Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Antonina, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Carlópolis, Castro, Cerro Azul, Colombo, Contenda, Curitiba, Doutor Ulysses, Fazenda Rio Grande, Guaraqueçaba, Guaratuba, Itaperuçu, Jaguariaíva, Lapa, Mandirituba, Matinhos, Morretes, Paranaguá, Piên, Pinhais, Piraí do Sul, Piraquara, Pontal do Paraná, Quatro Barras, Quitandinha, Ribeirão Claro, Rio Branco do Sul, Salto do Itararé, Santana do Itararé, São José da Boa Vista, São José dos Pinhais, Sengés, Siqueira Campos, Tijucas do Sul, Tunas do Paraná e Wenceslau Braz.
A orientação é para que a população redobre a atenção, evite áreas abertas durante tempestades, não se abrigue debaixo de árvores e fique atenta a possíveis alagamentos, quedas de galhos, destelhamentos e interrupções no fornecimento de energia elétrica.