Empresas de Apucarana estão sendo alvo de um novo golpe digital que utiliza indevidamente o nome e o logotipo da Prefeitura. Contribuintes têm recebido e-mails fraudulentos que informam supostas irregularidades em seus alvarás de funcionamento, com links que direcionam para sites falsos contendo vírus. Ou houve vazamento interno ou invasão dos sistemas da administração municipal.

Segundo denúncia recebida pelo portal 38 News, o golpe circula há cerca de uma semana e teria se originado após um possível vazamento de dados internos da administração municipal. “Todos os dados da empresa vêm descritos no corpo do e-mail, com logotipo da prefeitura e assinaturas falsas, como se fosse uma notificação oficial. O link enviado instala um vírus no computador e direciona para um site falso”, relatou um empresário vítima da tentativa de golpe.

O e-mail falso menciona uma suposta notificação por irregularidade no alvará de funcionamento, com prazo de regularização até 26 de maio, sob ameaça de multas e fechamento temporário da empresa.

Um dos trechos afirma:

“Informamos que a empresa localizada no município de APUCARANA foi notificada por apresentar possível irregularidade no alvará de funcionamento, conforme denúncia anônima recebida pelo Departamento de Licenciamento Urbano e Obras da Prefeitura…”

Na quarta-feira (07), a Prefeitura de Apucarana confirmou outro golpe semelhante e emitiu alerta oficial à população. A nota orienta que e-mails em nome do poder público com links e notificações judiciais ou administrativas não sejam considerados sem verificação nos canais oficiais da prefeitura.

Ainda não se sabe se houve vazamento interno ou invasão dos sistemas da administração municipal. As autoridades recomendam não clicar em links suspeitos e denunciar imediatamente o conteúdo às autoridades competentes.

A prefeitura ressalta que toda comunicação oficial é feita apenas por canais institucionais e orienta que empresas que tenham recebido e-mails suspeitos entrem em contato com o setor de tecnologia da informação do município ou com a Ouvidoria.

 

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: