Últimas Notícias

Município figura entre as melhores do estado do Paraná em duas categorias

Arapongas foi destaque no Prêmio Band Cidades Excelentes 2025 entre os municípios do estado do Paraná. Trata-se de uma premiação que reconhece as administrações que desenvolvem projetos de inovação, transparência e eficiência, com impacto direto na vida dos cidadãos. A cerimônia de premiação ocorreu na noite de quarta-feira, 22, em Curitiba, e Arapongas figura como segundo lugar no Pilar Infraestrutura e Mobilidade Urbana, atrás apenas de Maringá e à frente de Londrina, e em terceiro em Sustentabilidade, que tem Pinhais e Francisco Beltrão no primeiro e segundo lugares, nos municípios com mais de cem mil habitantes.

“Arapongas foi premiada nos dois pilares em que foi indicada. É um orgulho saber que somos referência nas questões de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, ficando atrás de Maringá, mas à frente de Londrina, por exemplo, que é muito maior que Arapongas, e ainda estarmos no top 3 em questão da sustentabilidade”, ressalta o prefeito Rafael Cita, que compareceu à premiação, ocorrida no Teatro Regina Vogue, em Curitiba. “A falta de comparação com outros municípios do mesmo porte às vezes nos impede de ver o quanto somos evoluídos enquanto cidade”, argumentou Rafael Cita. “Uma premiação espontânea, com indicadores objetivos e baseada em dados e estatísticas como o Cidades Excelentes só confirma que estamos no caminho certo enquanto gestão municipal”, acrescenta o prefeito.

A seleção para participar desse prêmio se deu com base nos resultados obtidos nos pilares do Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA). Conforme a organização, essa indicação comprova que é possível transformar realidades com planejamento estratégico, inovação e uma gestão pública empenhada.

O IGMA é uma plataforma de tecnologia e inovação do Instituto Aquila que mede a excelência na gestão das cidades brasileiras. Ele utiliza dados públicos de cerca de 5.570 municípios para analisar a administração pública com base em seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. O IGMA usa um algoritmo próprio para coletar e analisar mais de 70 indicadores de fontes públicas oficiais, como prefeituras e governos federais. A plataforma consolida, cruza e organiza os dados para gerar um “raio-x” do desempenho de cada município.

PRÊMIO
Ainda conforme a organização, as premissas são reconhecer iniciativas pioneiras de gestão pública municipal, incentivar a implementação de projetos de melhoria na esfera pública, compartilhar os municípios que são referência em soluções de gestão para inspirar outros municípios e valorizar servidores públicos que atuam de forma proativa em benefício da população.

A etapa estadual premiou os melhores desempenhos nos seis pilares (educação; saúde e bem-estar; infraestrutura e mobilidade; sustentabilidade; desenvolvimento socioeconômico e ordem pública; e governança, eficiência fiscal e transparência) no IGMA por categoria populacional em cada estado, baseado na nota apurada em 2025, conforme regulamento. Os três melhores foram premiados nas categorias menor ou igual a 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes; acima de 100 mil habitantes.

 

🔔 Acompanhe o Canal 38 nas redes sociais e receba atualizações em tempo real:

📸 Instagram: @canal38news
📘 Facebook: Canal 38 Apucarana
📘 Grupo no Facebook: Clique aqui
▶️ YouTube: RTV Apucarana

💬 Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as notícias em primeira mão:
👉 Grupo 12 do Canal 38

Compartilhe:

Parlamentar reforça mobilização contra decreto que ameaça futuro da educação especial no país

O deputado estadual do Paraná Pedro Paulo Bazana (PSD) manifestou apoio à petição pública lançada pela Federação das APAEs do Paraná (FEAPAES-PR) contra o Decreto nº 12.686/2025, editado pelo Governo Federal. O texto institui a chamada Política Nacional de Educação Especial Inclusiva e, segundo o parlamentar, coloca em risco a continuidade das escolas especializadas e o atendimento educacional de pessoas com deficiência em todo o Brasil.

A mobilização, que já reúne milhares de assinaturas, é uma iniciativa da FEAPAES-PR, entidade que representa 330 escolas especializadas e instituições coirmãs em todo o Estado. O objetivo é pedir a revogação do decreto e a abertura de diálogo com o Governo Federal, garantindo o respeito à Constituição e à legislação que asseguram o papel das escolas especializadas dentro do sistema educacional inclusivo.

“O novo decreto ameaça o trabalho de quem há décadas garante educação, acolhimento e desenvolvimento para milhares de pessoas com deficiência. Essa é uma luta de toda a sociedade, e o nosso mandato está ao lado das APAEs, das escolas especializadas e das famílias que precisam ser ouvidas e respeitadas”, destacou Bazana.

O presidente da FEAPAES-PR, Alexandre Augusto Botareli, reforçou a importância do engajamento popular e agradeceu o apoio do parlamentar:

“A Federação das APAEs do Paraná, preocupada com a continuidade das escolas especializadas, lançou uma petição pública contra o decreto que exclui essas escolas do sistema educacional inclusivo. Queremos agradecer especialmente ao deputado Bazana, que tem nos auxiliado na divulgação dessa iniciativa e a todos que, com a sua assinatura, fortalecem o nosso trabalho em defesa das pessoas com deficiência mais comprometidas, autistas e outras condições que exigem atenção especializada”, afirmou.

Bazana, que é reconhecido como o deputado das APAEs e coirmãs do Paraná, tem sido uma das principais vozes na Assembleia Legislativa em defesa da educação especializada e do direito à inclusão com respeito à diversidade e à realidade de cada estudante.

“O Paraná é exemplo nacional de inclusão feita com responsabilidade, técnica e sensibilidade. E vamos continuar lutando para garantir que nenhuma escola especializada seja deixada para trás”, completou o parlamentar.

A petição pública está disponível para assinatura no endereço:
https://peticaopublica.com.br/?pi=BR155052
O link também está disponível na bio do Instagram do deputado Pedro Paulo Bazana (@ppbazana).
A mobilização é aberta a toda a sociedade, e o apoio de cada cidadão é fundamental para fortalecer essa causa.

Compartilhe:

A obra atende a uma antiga reivindicação dos moradores e vai facilitar o dia a dia de produtores rurais, pesqueiros e restaurantes que integram a rota turística da Estrada Bela

O tráfego de veículos e máquinas agrícolas será facilitado na estrada de acesso ao Patrimônio do Barreiro. O prefeito Rodolfo Mota autorizou nesta quinta-feira (23/10) pela segunda vez, licitação para a contratação da empresa que fará o alargamento da ponte sobre o Rio Pirapó. A obra atende a uma antiga reivindicação dos moradores e vai facilitar o dia a dia de produtores rurais, pesqueiros e restaurantes que integram a rota turística da Estrada Bela.

Mateus Franciscon Fernandes, secretário municipal de Obras, frisa que a ponte é estreita e não permite que dois veículos façam a travessia simultaneamente. “Além disso, dificulta o transporte de máquinas e equipamentos agrícolas. O alargamento vai facilitar no dia a dia dos moradores, o escoamento da produção e o acesso aos pontos turísticos”, enumerou.

O secretário informa ainda que o serviço – orçado em R$ 370 mil – será executado em concreto armado e pré-moldado. “É uma obra que já deveria ter começado. Fizemos a primeira licitação em julho, mas a empresa não apresentou a habilitação técnica necessária. Por isso, está sendo necessário relicitar a obra”, explicou.

De acordo com Camila Sanay Matsuoca Teixeira, engenheira civil da Secretaria de Obras e responsável pelo projeto, a intervenção manterá o comprimento atual da ponte, mas ampliará a largura “Será mantido o vão existente de 12,86 metros. Já a largura da ponte será ampliada dos atuais 3,80 metros para 6,50 metros, incluindo a contenção lateral”, detalhou a engenheira.

 

 

 

🔔 Acompanhe o Canal 38 nas redes sociais e receba atualizações em tempo real:

📸 Instagram: @canal38news
📘 Facebook: Canal 38 Apucarana
📘 Grupo no Facebook: Clique aqui
▶️ YouTube: RTV Apucarana

💬 Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as notícias em primeira mão:
👉 Grupo 12 do Canal 38

Compartilhe:

Estudantes do Colégio Tadashi Enomoto participaram da atividade nesta quarta-feira (22)

A Câmara Municipal de Apucarana realizou, nesta quarta-feira (22), a primeira sessão do Parlamento Jovem, com a participação de alunos do Colégio Estadual Cívico-Militar Tadashi Enomoto. A atividade faz parte de um projeto de educação política que visa aproximar os jovens do funcionamento do Legislativo Municipal.

Os estudantes estiveram acompanhados da diretora Daniele Hegeto Violin e dos professores Cleison Vicentim e Vinícius Martins, que orientam o desenvolvimento cívico e educacional dos participantes. Durante a sessão, os alunos foram empossados simbolicamente como vereadores jovens, assumindo funções na Mesa Diretora e apresentando propostas legislativas de interesse coletivo.

Um dos destaques da sessão foi a apresentação de um projeto de lei de autoria do vereador jovem Samuel Fernando Paulino Teixeira, propondo a implantação de um sistema de telemedicina em Apucarana, com o objetivo de ampliar o acesso da população aos serviços de saúde por meio da tecnologia.

A sessão foi acompanhada pelos vereadores Moisés Tavares (PP) e Guilherme Livoti (União Brasil), que destacaram a importância de projetos como o Parlamento Jovem para despertar nos estudantes o interesse pela cidadania, pelo debate público e pela busca de soluções inovadoras para a cidade.

O coordenador do Parlamento Jovem, Wilson Penharbel, também esteve presente, contribuindo para a condução dos trabalhos e incentivando os alunos em sua participação política e social.

Durante sua fala, o vereador Moisés Tavares compartilhou sua experiência com os estudantes. “Tive o prazer e a oportunidade de estar no colégio, conversar com os alunos e levar ideias para essa primeira sessão. Enquanto estávamos lá, o clima era informal e mais tranquilo. Mas quando a gente entra no plenário, o sentimento muda. A barriga esfria, o nervosismo vem, e isso é normal. E o mais importante: isso significa que vocês entenderam. Quando o sentimento muda, é porque vocês perceberam o peso, o foco e a responsabilidade de estar aqui”, destacou o vereador.

Já o vereador Guilherme Livoti elogiou o tema escolhido pelos alunos. “Muito bacana a sessão de vocês, as discussões e a ideia apresentada. A telemedicina é algo que está alinhado com o que a gente conversa aqui. É justamente isso que esperamos: trazer o debate e as demandas da população para dentro da Câmara”, afirmou.

Mesa diretora do Parlamento Jovem:

Presidente: Eduardo Henrique de Oliveira Albuquerque
Vice-presidente: Gabriel Oliveira Soares Lima
1ª Secretária: Ana Carolina de Lima
2ª Secretária: Sara Alves dos Santos
Vereadores convidados a tomar assento no plenário:

Carlos Eduardo de Souza Oliveira
Gabriel da Hora Matheus
Ana Caroline de Sousa Paulino
Pedro Henrique Telles
Sabrina Rodrigues Mathias
Samuel Fernando Paulino Teixeira
Vitor Hugo Marques de Oliveira

 

🔔 Acompanhe o Canal 38 nas redes sociais e receba atualizações em tempo real:

📸 Instagram: @canal38news
📘 Facebook: Canal 38 Apucarana
📘 Grupo no Facebook: Clique aqui
▶️ YouTube: RTV Apucarana

💬 Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as notícias em primeira mão:
👉 Grupo 12 do Canal 38

Compartilhe:

Homem tentou se passar por trabalhador de empresa de engenharia

Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu mais de 40 quilos de maconha, além de haxixe e cocaína, na manhã desta quinta-feira (23), durante abordagem a um veículo na BR-369, em Cambé (PR), na região de Londrina. A droga estava oculta em um compartimento preparado na caçamba de uma picape.

Por volta das 9h30, os policiais abordaram o veículo e perceberam alterações estruturais e forte odor de massa plástica. A equipe aprofundou a vistoria e localizou o compartimento falso. Dentro dele foram encontrados 40,27 quilos de maconha, 535 gramas de haxixe e 315 gramas de cocaína.

O motorista, de 42 anos, se apresentou como trabalhador de uma empresa de engenharia, inclusive utilizando o crachá da empresa. Natural do interior de São Paulo, ele informou que vinha de Maringá com destino a Londrina.

O homem foi preso em flagrante e, junto com a droga, encaminhado à Delegacia da Polícia Civil em Cambé (PR).

 

🔔 Acompanhe o Canal 38 nas redes sociais e receba atualizações em tempo real:

📸 Instagram: @canal38news
📘 Facebook: Canal 38 Apucarana
📘 Grupo no Facebook: Clique aqui
▶️ YouTube: RTV Apucarana

💬 Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as notícias em primeira mão:
👉 Grupo 12 do Canal 38

Compartilhe:

Honraria proposta para homenagear evento esportivo do Colégio Ceravolo é de autoria do vereador Moisés Tavares

A Câmara Municipal de Apucarana aprovou na segunda-feira (20) uma Moção de Aplausos, de autoria do vereador Moisés Tavares (PP), em reconhecimento à realização da “Ceravolíadas 2025”. A olimpíada interna do Colégio Estadual Professor Izidoro Luiz Cerávolo, onde também foi realizada a sessão, mobilizou a comunidade escolar e reuniu cerca de 400 pessoas no ginásio de esportes da instituição.

A 1ª edição do evento contou com a participação de aproximadamente 550 estudantes-atletas, além do envolvimento de toda a comunidade escolar, que soma cerca de 2 mil alunos. A Ceravolíadas tem como objetivo promover o espírito esportivo, a integração entre os alunos e o desenvolvimento de valores como cooperação, disciplina e respeito.

Para o vereador e professor Moisés Tavares, a iniciativa merece reconhecimento por sua relevância pedagógica e social. “Queremos homenagear e bater palmas por essa grande realização, aprovando essa moção e futuramente realizando uma sessão solene para a entrega oficial dessa homenagem. A primeira edição da Ceravolíadas certamente premiou muitos talentos que podem, no futuro, dar orgulho para Apucarana, seja em competições nacionais ou até internacionais. Quem sabe não chama a atenção de algum clube ou equipe de ponta?”, destacou.

A homenagem foi aprovada por unanimidade pelos vereadores presentes.

 

🔔 Acompanhe o Canal 38 nas redes sociais e receba atualizações em tempo real:

📸 Instagram: @canal38news
📘 Facebook: Canal 38 Apucarana
📘 Grupo no Facebook: Clique aqui
▶️ YouTube: RTV Apucarana

💬 Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as notícias em primeira mão:
👉 Grupo 12 do Canal 38

Compartilhe: