O Tenente Dmitruk, da 7ª Companhia da Polícia Militar de Arapongas, esteve nas últimas duas semanas na capital paranaense, participando do curso de capacitação de motociclista policial realizado na sede do Cotamotran (Companhia Tático Móvel de Trânsito), em Curitiba.
Em entrevista concedida ao repórter André Garcia do Canal 38, após o encerramento do curso, o tenente detalhou as etapas do treinamento, sua importância para o serviço policial e destacou o esforço da Polícia Militar do Paraná em promover a constante qualificação de seus profissionais.
“Nas últimas duas semanas estivemos na cidade de Curitiba, na sede do Cotamotran, realizando um curso de motociclista policial. Foi a Turma 1 de 2025, então teremos mais uma segunda turma ainda esse ano.
É um curso que visa habilitar o policial militar a trabalhar em motocicletas. Matérias como abordagem, tiro embarcado; tivemos também a maniabilidade com a motocicleta, que é passar por obstáculos; tivemos a questão de pilotagem em alta velocidade, também transpondo inúmeros obstáculos de pistas que eram feitas pelos instrutores, e bem como a doutrina de escolta, que hoje, dentro da Polícia Militar, o Cotamotran realiza diversas escoltas de dignitários, inclusive escoltas presidenciais, e todo esse conhecimento foi passado aos alunos que estavam presentes no curso”, explicou o tenente.
O curso, de acordo com Dmitruk, é baseado nos moldes do curso de batedor do Exército Brasileiro, porém com uma carga horária reduzida. “Foi feito aos modos do curso de batedor do Exército Brasileiro, e contudo com uma carga horária um pouco reduzida, apenas duas semanas de duração. Então um curso bastante intenso com muitos aprendizados e bastante conhecimento a ser adquirido”, completou.
Além das disciplinas já citadas, o tenente destacou a inclusão do atendimento pré-hospitalar como parte fundamental do treinamento. “Tivemos também o atendimento pré-hospitalar, que é de suma importância na atividade policial. Inclusive, não só para socorrer a nós mesmos, caso nos envolvamos em algum sinistro, mas também terceiros da população”, enfatizou.
Ao ser questionado sobre a importância da qualificação contínua dentro da corporação, Dmitruk foi enfático: “Isso é de suma importância para a nossa atividade, porque diante da capacitação é prestado um melhor atendimento à população paranaense. A Polícia Militar do Paraná tem disponibilizado diversos cursos, tanto como esse de motociclista policial que fizemos, mas concomitante a isso, tivemos também essa semana o Curso de Conduta de Patrulha de Alto Risco, ministrado pela RONE. Tivemos o Curso de Armeiro na academia. Recentemente tivemos mais uma edição do Curso de Patrulha Rural Comunitária. Então, os policiais militares aqui do Paraná estão sempre se capacitando e buscando mais conhecimento para atender melhor a população”.
O Tenente ainda ressaltou a diversidade dos participantes no curso em Curitiba. “Vale frisar também que nessa edição da Turma 1 do curso de capacitação de motociclista policial do ano de 2025, tivemos três que a gente costuma chamar de estrangeiros. Então, tivemos um policial militar da cidade de Santa Catarina, um guarda municipal de São José dos Pinhais e um guarda municipal da cidade de Curitiba, também participando desse curso”, concluiu Dmitruk.
A participação do tenente Dmitruk no curso reforça o compromisso da Polícia Militar do Paraná com a excelência no serviço prestado à comunidade, investindo continuamente na capacitação e no aprimoramento de seus profissionais.