Na tarde desta segunda-feira (28), o pátio de veículos do Detran localizado no 10º Batalhão da Polícia Militar de Apucarana, foi cenário de um incêndio que atingiu diversos veículos apreendidos. A rápida ação do Corpo de Bombeiros foi fundamental para evitar que o fogo se espalhasse para áreas próximas. A Tenente Ana Paula, do Corpo de Bombeiros de Apucarana, relatou o trabalho intenso das equipes no combate ao incêndio e as medidas tomadas para conter o avanço das chamas.
Tenente Ana Paula, do Corpo de Bombeiros de Apucarana, explica:
“O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, aqui na cidade de Apucarana, foi acionado para o atendimento de um incêndio no pátio de veículos do 10º Batalhão de Polícia Militar. De imediato, viemos até o local com nossas equipes para iniciar o combate às chamas e, na sequência, contamos com o apoio de outros bombeiros militares. Isso foi essencial para que pudéssemos isolar as chamas, combater o incêndio e evitar que ele atingisse uma área de edificação próxima.
De acordo com o que verificamos aqui no local e com os relatos, muito provavelmente o incêndio começou em uma área de vegetação. Os incêndios ambientais acabaram causando a propagação rápida das chamas, que se espalharam pela área de vegetação e chegaram a um dos veículos no pátio. A partir deste veículo, o fogo se alastrou rapidamente para os demais, principalmente devido às características dos materiais presentes — como pneus, estofamento e materiais combustíveis, inclusive o próprio combustível que ainda permanecia em alguns veículos.
Isso fez com que as chamas se propagassem de forma muito rápida, tornando primordial o trabalho das equipes para conter o avanço do fogo. A utilização de água foi essencial aqui, e também fizemos uso de um líquido gerador de espuma para aumentar a eficiência do combate. Além disso, contamos com o apoio dos policiais militares presentes no batalhão, que auxiliaram na retirada dos veículos que ainda não tinham sido atingidos. Esse apoio foi importante para romper o ciclo de propagação e dificultar o avanço das chamas. A ação conjunta foi essencial para conseguirmos reduzir a intensidade do fogo e evitar danos maiores, especialmente nas edificações próximas ao quartel.” concluiu a Tenente Ana Paula.
De acordo com informações, cerca de 60 a 70 veículos foram completamente queimados; outros sofreram danos parciais, e alguns o Corpo de Bombeiros conseguiu salvar.
NOTA À IMPRENSA
Na tarde desta segunda-feira, 28, um policial militar que atua no setor de trânsito da Unidade, ao realizar vistoria no pátio de veículos verificou um foco de incêndio em um dos automóveis. Imediatamente ele acionou a Central de Operações e também uma equipe da ROTAM que realizava instrução no Batalhão.
As equipes iniciaram o combate ao incêndio com o uso de extintores e baldes d’água. O incêndio se alastrou para outros veículos e para a área de grama do estande de tiro do Batalhão.
O Corpo de Bombeiros chegou ao local e realizou a contenção do fogo com a utilização dos caminhões. Por orientação dos bombeiros, os policiais militares iniciaram a retirada dos veículos que estavam próximos que não foram incendiados para quebrar o ciclo do fogo.
Nenhuma estrutura física do Batalhão foi danificada, o fogo ocorreu somente em área de mata e atingiu alguns veículos que estavam no pátio aguardando leilão.
O 10°Batalhão armazena cerca de 170 veículos nos dois pátios. Tais veículos pertencem Detran, ou seja, somente são guardados no Batalhão. Do total, cerca de 60 a 70 veículos foram prejudicados com as chamas.
Comunicação Social do 10º BPM.