Um homem que teria vindo da Venezuela é suspeito de praticar furtos em estabelecimentos comerciais e de tentar esfaquear funcionários de uma loja foi preso pela Guarda Municipal de Arapongas na manhã desta quinta-feira (10). A prisão ocorreu na área central da cidade e foi resultado de um patrulhamento preventivo.
Segundo o inspetor Fechio, da Guarda Municipal, as equipes já estavam atentas à atuação do suspeito, que vinha cometendo diversos furtos no comércio local.
— “As equipes tinham ciência desse indivíduo, que havia cometido furto em vários comércios aqui na cidade de Arapongas. Durante o patrulhamento na área central, fomos acionados por funcionários de uma loja, que relataram que o suspeito havia saído do estabelecimento com uma sacola. Ao tentar abordá-lo, ele fugiu, mas logo foi localizado pela equipe. Com ele foram encontrados diversos produtos furtados, como itens de perfumaria, vestuário e outros utensílios”, relatou Fechio.
Ainda segundo o inspetor, o mesmo homem havia cometido um furto em um mercado no dia anterior e tentou agredir funcionários com uma faca:
Câmeras flagraram o momento:
— “Ontem, ele foi surpreendido em um mercado. Os funcionários conseguiram segurá-lo, mas ele estava de posse de uma faca e tentou esfaquear um dos trabalhadores. Assustados, os funcionários o soltaram e ele conseguiu fugir. Na ocasião, a equipe ainda não havia conseguido localizá-lo. Hoje, quando foi detido novamente, ele estava com outra faca dentro da mochila. Apesar disso, não reagiu no momento da abordagem”, completou.
“Esse indivíduo é de nacionalidade venezuelana. Ele veio para o nosso país e parece acreditar que, por aqui, a lei é diferente. Mas a equipe da Guarda Municipal, em conjunto com as demais forças de segurança, deu uma resposta à altura para a população.”
Fechio destacou o empenho da corporação:
— “É mais um excelente trabalho da nossa equipe, tirando das ruas alguém que estava causando prejuízos e colocando em risco a vida de comerciantes e trabalhadores”, afirmou.
Vítima relata tentativa de esfaqueamento
Um dos funcionários que tentou conter o suspeito em um comércio, relatou os momentos de tensão:
— “Já fazia um tempo que ele estava praticando furtos em vários comércios da cidade, sempre armado com algum tipo de faca — às vezes de serra, outras maiores. Eu fui um dos que tentou conter ele”, contou.
O homem chegou a usar facas encontradas no balcão da loja para ameaçar as vítimas, câmeras de segurança do local flagram ele tentando fugir.
— “Ele viu duas facas no balcão e pegou. Foi quando ele tentou desferir golpes contra mim e contra o gerente da loja. Graças a Deus conseguimos nos desvencilhar e ele fugiu. Levou inclusive uma faca grande, daquelas que açougueiro usa. Depois disso, pedimos apoio das viaturas, mas naquele momento ele não foi localizado”.
A vítima também confirmou que o suspeito foi preso usando os mesmos itens que utilizava no momento da tentativa de furto:
— “Hoje ele foi localizado com a mesma bolsa e a blusa que ele havia jogado fora na hora da fuga. Foi preso em flagrante por outro crime que tinha acabado de cometer. Fiz a minha parte, representei contra ele, e agora cabe à polícia e à Justiça manter esse cidadão preso. Porque se tiver outra chance, ele vai tentar tirar a vida de alguém”, finalizou.
O suspeito foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, onde permanece à disposição da Justiça.