Nesta terça-feira (05), a Polícia Civil de Apucarana prendeu um homem acusado de realizar uma série de furtos na cidade, incluindo uma invasão à Câmara Municipal.
O delegado-adjunto da 17ª Subdivisão Policial (SDP) de Apucarana, André Garcia, detalhou a operação e a investigação que levaram à prisão do suspeito, conhecido no meio policial por reincidência em crimes contra o patrimônio.
De acordo com o delegado Garcia, o suspeito já possuía histórico de arrombamentos e furtos em estabelecimentos comerciais no centro de Apucarana, e estava em liberdade desde o dia 25 de outubro. Apenas um dia após sua soltura, o homem teria cometido um novo furto em uma loja de pesca, seguido por uma invasão à Câmara Municipal, onde quebrou um vidro e furtou materiais de escritório.
O delegado explicou o processo que culminou na prisão do suspeito:
“Trata-se de um indivíduo já bastante conhecido no meio policial aqui em Apucarana. No início do ano, eu havia pedido a prisão preventiva dele por ser ele o autor de uma série de furtos praticados em estabelecimentos comerciais localizados na região central da cidade. Nos primeiros meses do ano, ele foi autor de pelo menos 11 arrombamentos em estabelecimentos comerciais. Naquela ocasião, ele foi preso, permaneceu alguns meses preso e chegou a ser condenado criminalmente, mas no dia 25 de outubro ele foi posto em liberdade.”
Garcia ainda destacou a rapidez com que o suspeito voltou a cometer crimes após ser solto:
“Já sabíamos que, tão logo ele fosse posto em liberdade, voltaria a praticar os mesmos crimes. E foi exatamente isso que aconteceu. Ele ganhou a liberdade no dia 25; no dia 26, já fez o primeiro furto, que foi em uma loja de pesca localizada ali na região central da cidade. Dois dias depois, ele entrou na Câmara Municipal de Apucarana, subiu até o segundo andar, quebrou um vidro, entrou na dependência da Câmara Municipal e furtou materiais de escritório.”
Após o novo crime, a equipe policial prontamente reabriu a investigação e apresentou um novo pedido de prisão preventiva, o qual foi autorizado. A operação para localizar o suspeito contou com a ação de policiais que monitoraram áreas conhecidas por serem pontos de consumo de drogas.
“Nossos policiais do setor de furtos, que desde o início estavam investigando esses crimes, localizaram-no hoje cedo. Ele é consumidor de drogas e não tem paradeiro fixo, mas já sabíamos as regiões que ele frequentava. Então, foram até essa área e realizaram diversas rondas veladas, até que acabaram encontrando-o em um local utilizado para consumo de drogas.”
O delegado reforçou sua expectativa de que o suspeito permaneça preso por mais tempo, dada a reincidência dos crimes.
“Ele foi trazido para a cadeia pública e encontra-se preso preventivamente, indiciado por mais dois crimes de furto. Espero que ele fique preso por um bom tempo, porque, como dito, não é preciso ser nenhum vidente, nenhum profeta, para saber que se ele for solto hoje, amanhã ou hoje mesmo ele vai praticar crime. Ele não sabe fazer outra coisa, a não ser arrombar estabelecimentos comerciais e usar crack. Então, se ele ficar nas ruas, é isso que ele vai fazer.”
A Polícia Civil de Apucarana segue monitorando casos similares e reforça seu compromisso em manter a segurança na região, com operações contínuas contra a reincidência de crimes.