Imagem por: Jonatam Battista/Canal 38

A sessão desta segunda-feira (05) da Câmara Municipal de Apucarana foi marcada por um acontecimento histórico, conforme definiu o vereador Moisés Tavares.

Pela primeira vez, o Legislativo utilizou o novo plenário digital, resultado de um projeto de resolução de autoria do próprio vereador, que visa modernizar os trabalhos da Casa e aproximar ainda mais a população das decisões do poder público.

“Foi uma sessão, podemos dizer que histórica, porque pela primeira vez, depois de um projeto de resolução de minha autoria, nós tivemos a instalação de um plenário inovador, digital, para o acompanhamento, para a discussão e para a votação das matérias que foram discutidas durante a sessão ordinária e assim serão nas sessões extraordinárias”, comemorou Tavares.

Segundo ele, a iniciativa acompanha a era da tecnologia e coloca o setor público em sintonia com a inovação já comum na iniciativa privada. “Eu defendo a inovação, defendo a tecnologia como também um aliado do poder público. Aquelas pessoas, e a gente tanto insiste para que venham e acompanhem as sessões aqui, não só pela transmissão, mas no plenário, possam ter uma interação ainda maior com as matérias que são discutidas.”

Com a implantação do painel digital, os vereadores agora registram presença, votos, requerimentos e pedidos de fala por meio do novo sistema, o que permite também que o público visualize em tempo real as ações no plenário. “A população já se adapta o tempo todo com as redes sociais, com os smartphones. A tecnologia já é uma realidade para todo mundo. Então trazer isso para a Câmara Municipal foi muito interessante.”

Tavares agradeceu ainda o apoio dos demais parlamentares, que aprovaram a proposta por unanimidade, e destacou a agilidade do presidente da Casa, vereador Danylo Acioli, na contratação dos equipamentos. “Agora a adaptação com os servidores, com nós vereadores, para que, de fato, a gente possa utilizar esse equipamento de forma mais assertiva. A própria empresa pôde acompanhar a votação e as discussões durante a nossa sessão.”

Além da inovação tecnológica, a sessão foi marcada por uma série de matérias de destaque. Projetos de lei em primeiro e segundo turno, requerimentos e homenagens estiveram na pauta. “Tivemos outras pautas, tantos outros projetos de leis, requerimentos pedindo informações para a Autarquia de Educação sobre a contratação de profissionais, requerimentos ligados à Sanepar, com relação à construção de equipamentos que visem resolver o problema da falta de água.”

Como líder do governo na Câmara, Tavares trouxe ainda informações da administração municipal. Ele destacou o lançamento do Maio Amarelo, campanha de prevenção a acidentes, liderada pela Secretaria de Trânsito com foco na educação de crianças. “Se a gente cuidar das crianças com relação a esse tema, desde a primeira infância, teremos lá na frente motoristas mais conscientes, mais responsáveis, com menos riscos, com menos acidentes. E é isso que nós queremos: uma Apucarana mais segura.”

Outro destaque foi o anúncio do Refis 2025, programa de regularização fiscal da Prefeitura, que já iniciou com expressiva procura. “Na data de hoje, já batemos um recorde, com mais de 300 atendimentos na Prefeitura. E a partir de agora, pelo site da Prefeitura, a pessoa pode fazer o seu agendamento, conversar diretamente com a Secretaria da Fazenda e até solicitar o parcelamento online.”

O vereador também mencionou o reconhecimento dos 40 anos da Defiap (instituição tradicional de Apucarana) e a oficialização da Corridal, promovida pela Associação Download, no calendário de eventos do município. “É uma associação que cuida das crianças e das famílias com síndrome de Down. Agora a Corridal passa a ser um evento oficial do município de Apucarana.”

Encerrando sua fala, Moisés Tavares reforçou a importância da imprensa e da participação popular nas sessões. “É muito importante compartilhar isso com a imprensa para que a população cada vez mais acompanhe quais são as matérias que estão discutidas e votadas aqui na Câmara Municipal.”

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: