A Câmara Municipal de Apucarana realizou, às 19 horas desta segunda-feira (23), a primeira Sessão Ordinária Itinerante de 2026 na sede do CREA-PR, localizada na região central de Apucarana.
Para o gerente regional do Conselho, Jeferson Ubiali, a iniciativa foi extremamente positiva e representa um avanço na aproximação entre o CREA e o Poder Legislativo.
Segundo Ubiali, a realização da sessão dentro da chamada “Casa da Engenharia” vai ao encontro da agenda parlamentar já desenvolvida pelo CREA Paraná, que tradicionalmente busca diálogo com os poderes públicos municipais. Desta vez, destacou ele, o movimento foi inverso, com a Câmara indo até a instituição.
Durante o encontro, o CREA apresentou estratégias e programas voltados ao apoio técnico ao poder público, tanto municipal quanto estadual. De acordo com o gerente regional, muitos desses instrumentos ainda são pouco conhecidos por gestores e parlamentares.
Ubiali enfatizou que a intenção do Conselho é contribuir para o desenvolvimento de Apucarana por meio do olhar técnico da engenharia, auxiliando na elaboração de projetos que garantam mais qualidade de vida à população e planejamento para as próximas gerações.
Ele também destacou a importância da capacitação técnica dos servidores públicos, especialmente diante das novas exigências legais, como as trazidas pela nova Lei de Licitações. Segundo o gerente, o CREA pode atuar como parceiro dos municípios para suprir lacunas técnicas e oferecer suporte na formulação de políticas públicas ligadas à engenharia.
A sessão itinerante reforçou o diálogo institucional e ampliou o entendimento técnico entre Legislativo e Conselho, fortalecendo a construção de projetos estratégicos para o desenvolvimento do município.