Imagem por: Jonatam Battista/Canal 38

O deputado federal e ex-senador da República Sérgio Souza esteve em Apucarana nesta segunda-feira (28), onde visitou a Câmara Municipal e participou de encontros com lideranças políticas. Durante a visita, o parlamentar — que assumiu recentemente a presidência estadual do MDB — destacou o trabalho do vereador e presidente da Câmara, Danylo Acioli, a quem chamou de “revelação da política paranaense”.

“Olá a todos, é um prazer estar novamente em Apucarana. Eu que sou pé vermelho, sou filho desta terra, da região do Vale do Ivaí, e vim aqui visitar o meu amigo Danylo. Vamos ter também uma conversa com algumas lideranças políticas, e hoje à noite tem um evento no Sindicato Rural, Sindicato Patronal, onde se comemora o Dia do Produtor Rural, da qual eu tenho muito orgulho de defender lá em Brasília”, iniciou o deputado.

Sérgio Souza comentou também sobre a recente convenção estadual do MDB, realizada em Curitiba no último sábado, onde o partido definiu novas metas e fortaleceu sua presença no Paraná. “O MDB passa por um momento de reestruturação no Estado. Passamos a ocupar espaços maiores. O MDB hoje em Apucarana tem uma representação forte, especialmente com a presença do Danilo na Câmara. Tivemos candidatos em Londrina, Rolândia e cidades importantes do Paraná, elegemos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Mas o grande desafio é a eleição de 2026. Agora, assumindo a presidência, essa será a nossa meta: montar uma chapa completa para deputado estadual e federal, dando oportunidades e projetando lideranças regionais”, afirmou.

Souza ressaltou que a estratégia política do partido mira também as eleições de 2028. “A nossa ideia é projetar muitas lideranças em 2026 para chegar forte em 2028 e disputar eleições majoritárias locais. O Danylo faz parte da diretoria estadual do partido e é uma dessas lideranças que estamos prospectando. Ele é uma revelação da política paranaense. Aqui em Apucarana não é diferente. Vocês percebem isso diariamente. É um político de compromisso, que entende a necessidade da sociedade, que tem feito uma gestão diferenciada à frente da Câmara de Vereadores. Ele dialoga com todos, é comprometido com a democracia, e é a nossa promessa para o futuro do MDB em Apucarana”, afirmou.

O deputado também lembrou os investimentos que trouxe para Apucarana ao longo dos anos. “Nós temos um compromisso com Apucarana há bastante tempo. O Danylo conhece bem a nossa história. Já trouxemos recursos para complexos esportivos, escolas, creches, ruas asfaltadas, casas populares e, principalmente, para a saúde. O maior legado que pudemos deixar foi a construção do Hospital do Câncer, com o acelerador linear para tratamento com radioterapia, junto com a irmã Giovana. Foi um trabalho construído com o ex-prefeito Júnior da Femac, e hoje esse hospital atende não só Apucarana, mas toda a região”, destacou.

Sérgio Souza anunciou também novos recursos para o município. “Este ano, conversando com o Adam, com o Danylo e com o hospital, assumimos o compromisso de destinar meio milhão de reais para custeio e mais meio milhão de reais para aquisição de equipamentos. O recurso para equipamentos vai direto para o hospital, que fará a licitação e colocará à disposição da população. O custeio será repassado via prefeitura, que é gestora plena da saúde. Já conversamos com o prefeito, que se comprometeu a destinar o valor ao hospital”, explicou.

O parlamentar informou ainda que seu mandato está apoiando a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros de Apucarana com recursos para aquisição de armamentos e estrutura.

“Nosso envolvimento com Apucarana é muito grande. Não se limita à liberação de emendas, mas se estende a uma pauta municipalista que defendemos em Brasília. É uma ação de posicionamento a favor da vida, da família e das pautas que realmente interessam ao cidadão brasileiro”, afirmou.

Em sua análise sobre o cenário nacional, Sérgio Souza destacou o papel histórico do MDB nas transformações políticas do Brasil. “O MDB esteve presente em todos os grandes momentos da história recente do país. Foi o movimento pela redemocratização, pelas Diretas Já, pela Constituição de 1988, presidida por Ulysses Guimarães. Assumimos a Presidência da República após o impeachment de Collor, lançamos o Plano Real, participamos de todos os governos e, em 2016, com Michel Temer, recuperamos a credibilidade do país com reformas importantes, como a trabalhista. Hoje, o presidente do partido, Baleia Rossi, é o autor da reforma tributária, já aprovada em texto constitucional.”

Souza também comentou sobre a PEC 66, que trata de questões previdenciárias e dívidas municipais. “Essa PEC vai fazer diferença significativa em Apucarana, principalmente na questão dos precatórios e dívidas do passado. O MDB encabeça essa pauta, que nasceu no Senado com um senador do partido e foi relatada por Baleia Rossi na Câmara.”

Em tom crítico, o deputado falou sobre o atual momento da política brasileira e o crescimento do extremismo. “Percebo que o Brasil está passando por um momento muito delicado. As pessoas não querem mais discutir política, nem em casa, nem entre amigos. O extremismo fez mal ao país. A política é necessária. Nossos avós acompanhavam a vida política com interesse, mesmo sem internet, apenas com o rádio. Hoje, a memória política é curta, estreita. Isso se agravou com o extremismo.”

Sobre as recentes tensões internacionais, Sérgio Souza apontou riscos e posturas inadequadas. “O presidente Lula fala em criar uma moeda para competir com o dólar, e isso afeta diretamente as relações com os Estados Unidos. O presidente americano reage. E do outro lado, o ex-presidente faz piadinhas que não condizem com a postura de um ex-chefe de Estado. O Brasil é gigante, é uma das maiores economias do mundo, maior exportador de alimentos do planeta. Temos uma diversidade cultural, étnica e natural única. Um país extraordinário. Só precisamos melhorar a política.”

Finalizando sua fala, Sérgio Souza reforçou o papel do político em servir à população com responsabilidade:
“A função principal de um político, como o Danylo faz aqui, é cuidar de gente. Isso exige responsabilidade, e não viver de polêmicas para ganhar curtidas em redes sociais. O Brasil precisa de líderes comprometidos, preparados para representar verdadeiramente o povo brasileiro.”

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: