Imagem por: Jonatam Battista/Canal 38

Nesta terça-feira (17), em Apucarana, foi realizado um importante seminário educacional com foco na alfabetização e formação continuada de professores na Unespar, em Apucarana.

O evento contou com a participação de profissionais da área de educação, incluindo o chefe do Núcleo Regional de Educação, Wladimir Barbosa, e a professora Magna Pires, que compartilharam suas experiências e reflexões sobre os avanços obtidos na educação estadual.

Wladimir Barbosa destacou o impacto positivo da parceria entre o estado do Paraná e os municípios no fortalecimento da educação e nos resultados obtidos pelo IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). “Eu quero agradecer ao Canal 38 pela oportunidade de sempre estar junto com a gente do Núcleo Regional de Educação. Esse trabalho importante que estamos fazendo entre estado e município nos permite melhorar cada vez mais o nosso IDEB. Há dois anos, estávamos em 6º lugar, e hoje somos o 2º. Isso é resultado do esforço conjunto de nossos formadores e professores municipais”, afirmou Wladimir.

Ele também ressaltou o papel essencial da equipe do núcleo e dos coordenadores que atuam em conjunto com os municípios. “Quero agradecer à minha equipe, que trabalha junto com os municípios. O IDEB do Paraná é o primeiro do Brasil, e isso é fruto de um trabalho coletivo. Hoje, nossa alfabetização é um trabalho importante feito nessa parceria. Temos cerca de 400 pessoas envolvidas nesse processo, e todos saem ganhando com eventos como este seminário, que proporciona um aprendizado valioso”, completou.

A professora Magna Pires, que atua na formação de professores de matemática, também trouxe importantes reflexões sobre a alfabetização e o letramento. Segundo ela, o seminário foi fundamental para conscientizar os professores sobre a importância de refletir sobre os símbolos da língua portuguesa e da matemática no processo de alfabetização. “Esse seminário nos faz pensar sobre a importância do letramento, que vai além da simples alfabetização. O letramento exige a compreensão dos símbolos, tanto da língua materna quanto da matemática, e como esses símbolos se organizam e estão presentes na sociedade”, explicou Magna.

 

 

 

Ela ainda destacou que o contato direto com os professores durante o seminário permite uma troca de experiências valiosa, que enriquece a prática pedagógica nas salas de aula. “A formação continuada do professor é essencial. Momentos como este seminário instigam o professor a pesquisar mais e levar esse conhecimento para a sala de aula, tornando as aulas mais enriquecedoras”, finalizou.

O seminário reafirmou o compromisso do estado do Paraná com a educação de qualidade, refletido nos avanços do IDEB e nas ações contínuas de formação dos professores.

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