A Secretaria Municipal de Segurança, Transporte, Trânsito, Mobilidade Urbana e Defesa Civil (Segtran), em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM) e o Departamento de Trânsito, está promovendo uma série de palestras educativas sobre segurança no trânsito nas 36 escolas da rede municipal de Apucarana.
O objetivo da ação é promover conscientização desde a infância, incentivando valores como respeito, solidariedade e cordialidade, além de contribuir para a formação de cidadãos mais responsáveis no futuro.
Segundo o comandante da GCM, Pablo Aparecido Rocha Pereira, as atividades estão sendo desenvolvidas com turmas do 4º Ano do Ensino Fundamental. A programação começou no dia 27 de agosto e segue até o final de setembro.
“Os guardas municipais e agentes de trânsito estão compartilhando com as crianças informações essenciais sobre segurança viária. A prevenção no trânsito é uma responsabilidade coletiva. Ao adotar comportamentos seguros, respeitar as regras e manter atenção nas condições das vias, conseguimos reduzir o risco de acidentes e garantir a segurança de todos”, explicou.
O prefeito Rodolfo Mota destacou a importância da iniciativa, considerando-a estratégica para a construção de uma cultura de responsabilidade no trânsito.
“A maioria dos acidentes ocorre devido à imprudência de pedestres, motoristas e motociclistas. Atitudes como o uso de celular ao volante, o excesso de velocidade e o desrespeito aos sinais de trânsito podem resultar em tragédias. Ensinar segurança no trânsito às crianças é essencial para protegê-las e, no futuro, formar condutores mais conscientes e responsáveis”, afirmou.