Durante a inauguração do Condomínio do Idoso em Arapongas, realizada na quinta-feira (17), o secretário de Cidades do Paraná, Guto Silva, ressaltou o momento de crescimento que o estado vive, com investimentos robustos em diversas áreas, incluindo a habitação.
“Olha, o Paraná vive um momento extraordinário na geração de emprego e, sobretudo, na capacidade do estado de fazer investimentos nas cidades. Asfalto novo, iluminação e hoje aqui em Arapongas, habitação, Casa Fácil. Esse que é o maior programa de habitação da América do Sul, onde o Paraná se destaca por essa possibilidade de gerar conforto, de trazer cidadania às famílias que têm esse sonho da casa, muitas vezes que não foi atendido no passar da vida”, afirmou o secretário.
Guto Silva também pontuou o impacto econômico do setor. “Casa também é uma grande indústria da construção civil, gera muito emprego e gera muita oportunidade. Então essa combinação de construir casa e, com esses recursos, você poder possibilitar o sonho da casa própria é uma combinação que tem sido muito exitosa, de muito sucesso no Paraná.”
Sobre o novo condomínio destinado ao público da terceira idade, ele reforçou a importância de políticas públicas voltadas à realidade demográfica do estado. “Hoje aqui, uma unidade habitacional para idosos, que tem uma característica diferente. O Paraná, em 2027, terá mais idosos do que crianças e jovens. E o programa das casas que nós vamos entregar hoje aqui em Arapongas são casas para idosos justamente para poder suprir, facilitar e encontrar uma forma dessa população — que às vezes está aposentada ou num terceiro ciclo de vida, e que por uma razão ou outra não conseguiu realizar esse sonho — agora poder contar com o apoio do Estado.”
Por fim, Guto Silva destacou o papel do governo no acolhimento de quem construiu a história do Paraná. “O Estado também faz esse aporte importante pra gente poder dar esse carinho e, sobretudo, apoiar quem tanto ajudou o Paraná a crescer e se desenvolver.”