Imagem por: Caio Andrade/Canal 38

Nesta terça-feira (08), a secretária de Meio Ambiente de Arapongas, Sandra Mendonça, falou sobre as mudanças implantadas na coleta seletiva da cidade. A nova empresa responsável pelo serviço começou a atuar nesta semana, em caráter emergencial, após uma série de reclamações de moradores sobre falhas no recolhimento do lixo reciclável com a antiga prestadora.

De acordo com Sandra, as queixas chegaram por diversos canais, como redes sociais, ouvidoria, telefone e WhatsApp, desde os primeiros dias da atual gestão. “Recebemos muitos relatos de que a coleta seletiva estava sendo feita de forma ineficiente, com materiais sendo selecionados de maneira incorreta, principalmente os vidros. Isso já nos primeiros 30 dias”, explicou.

A Secretaria então notificou a empresa, solicitando melhorias no serviço. No entanto, os problemas persistiram ao longo dos meses. “Na última semana do contrato, a situação piorou ainda mais. As denúncias aumentaram e os moradores estavam claramente insatisfeitos com o serviço prestado”, destacou a secretária.

Diante do encerramento do contrato no último dia 4 de julho e da urgência em manter o serviço ativo, a Prefeitura contratou, em caráter emergencial, uma nova empresa, que iniciou os trabalhos já na segunda-feira (07). Segundo Sandra, além de melhorar o serviço, a nova contratada está recolhendo materiais que antes não eram aceitos, como lâmpadas, pilhas, latas de tinta e isopor.

Para facilitar o descarte, a Prefeitura implantou pontos de coleta desses resíduos especiais em quatro postos de saúde, com previsão de expansão para todos os 29 postos de Arapongas nas próximas semanas.

A secretária também informou que a administração está conduzindo uma consulta pública para implantação da PPP (Parceria Público-Privada) dos resíduos sólidos. “Essa parceria, se aprovada, vai permitir que uma única empresa faça tanto a coleta do lixo orgânico quanto do reciclável, o que garantirá mais eficiência e uma ampliação dos tipos de resíduos atendidos”, comentou.

O contrato emergencial tem validade de seis meses, podendo ser prorrogado por igual período. Durante esse tempo, a Prefeitura pretende concluir os trâmites para contratar uma empresa de forma definitiva.

Além das mudanças no serviço, foi divulgado o novo cronograma da coleta seletiva, que passou a vigorar com a chegada da nova empresa. A coleta será realizada de segunda a sexta-feira em bairros previamente definidos, e quinzenalmente nas áreas rurais.

Confira o novo cronograma de coleta seletiva em Arapongas

Segunda-feira: Chácara Pica-pau, Planalto, Parque Industrial I, Araponguinha, Palmares, Flamingos, entre outros bairros.

Terça-feira: Coqueiral, Canindé, Jardim Interlagos, Fortunato, San Raphael, Petrópolis, Siomara, Everest, Centro Interior.

Quarta-feira: Gran Res, Maracanã, Uirapuru, Primavera, California, Vila Brasil, Colombo, entre outros.

Quinta-feira: Jardim Oriental, Pérola, Campinho, Santa Cecília, Vila Araponguinha, entre outros.

Sexta-feira: Centauro, Petrópolis II, Ecovalley, São João, Morumbi, Flamingos II, entre outros.

Área Rural: Recolhimento a cada 15 dias em regiões como Vila Rural, Gleba Orle, Prolongamento Jardim Monte Rei e demais comunidades.

Materiais aceitos e não aceitos

A cartilha divulgada pela Secretaria reforça que a coleta seletiva traz benefícios como a redução da poluição, economia de recursos naturais, geração de renda para catadores, além de melhorar a limpeza urbana e preservar o meio ambiente.

Podem ser descartados:

Papel: jornais, revistas, papelão, cadernos, impressos;

Vidro: potes, garrafas e frascos (não quebrados);

Plástico: tampas, garrafas PET, potes de alimentos;

Metal: latas de alumínio e aço, ferragens limpas.

Não devem ser descartados com recicláveis: espelhos, cerâmicas, clips, isqueiros, embalagens contaminadas e papel higiênico usado.

A secretária Sandra Mendonça finalizou destacando que a colaboração da população é essencial nesse novo momento. “Queremos transformar a coleta seletiva de Arapongas em uma referência de eficiência e sustentabilidade. Contamos com os moradores para separar corretamente os resíduos e denunciar irregularidades. Estamos atentos às demandas da comunidade e comprometidos em oferecer um serviço digno e responsável”, concluiu.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: