A saúde da mulher voltou ao centro das atenções no Paraná com o reforço de uma campanha que destaca a importância da vacinação como ato de prevenção e amor.
A Secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Estado, Leandre Dal Ponte, destacou a relevância da imunização, principalmente para gestantes e puérperas, durante uma fala direcionada à população feminina.
“Prevenir é muito melhor do que remediar. Fazer vacina é um ato de amor e prevenção. Você que é mulher, que é gestante, puérpera, lembre do calendário da vacinação. Então, faça a vacina, previna doenças e faça esse ato de amor por você e pelo seu filho”, afirmou Leandre.
Em Apucarana, a mobilização também ganhou força com o apoio da ativista Renata Borges. Uma das representantes do movimento na cidade reforçou o compromisso do governo estadual em ampliar o acesso à vacinação.
“Nós temos hoje uma intimação do nosso governador Ratinho Junior para que a vacina chegue em todos os lugares, assim como do nosso secretário de Saúde Beto Preto. E agora a nossa secretária da Mulher está reforçando a cobertura vacinal. Gente, vacina, salve-vidas. Mulheres, vamos nos vacinar”, declarou a ativista.
O calendário vacinal para mulheres no Paraná, alinhado às diretrizes do Ministério da Saúde, inclui vacinas essenciais como a da gripe (influenza), meningocócica C conjugada, hepatite B e HPV — esta última fundamental na prevenção do câncer de colo do útero. A iniciativa reforça a necessidade de que todas as mulheres mantenham sua caderneta de vacinação atualizada, contribuindo para sua saúde e de toda a sociedade.