Entre 6 e 31 de outubro, também haverá uma ação estratégica para vacinar contra o sarampo todas as pessoas de 1 a 59 anos, visando impedir que a doença volte a circular no país

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Apucarana anunciou para o dia 6 de outubro o início da campanha de atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). A ação, que terá o “Dia D” de Mobilização Social no sábado, 18 de outubro, seguirá até o dia 31. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal nesta faixa etária, garantindo proteção a quem está com doses em atraso.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a vacinação incompleta causa 1,5 milhão de mortes anuais por doenças preveníveis, com crianças sendo as mais afetadas. “No Brasil, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do SUS oferece vacinas gratuitas para crianças e adolescentes de zero a 15 anos. Para se vacinar, basta ir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com a caderneta de vacinação da criança ou adolescente”, orienta o médico Guilherme de Paula, secretário municipal da Saúde.

As vacinas disponíveis para atualização incluem BCG, Hepatite B, Penta, Rotavírus, Pneumocócica, Poliomielite, Febre Amarela, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), Varicela, Meningocócica C, Meningocócica ACWY, HPV e Influenza, conforme a faixa etária. “Além disso, haverá uma ação estratégica para vacinar contra o sarampo todas as pessoas de 1 a 59 anos, de forma seletiva, conforme a situação vacinal, com o objetivo de impedir que a doença volte a circular no país”, o secretário.

O prefeito Rodolfo Mota reforça a importância do envolvimento comunitário. “Nossas equipes da Saúde vão, como sempre, estar a postos para dar o melhor. Contamos com os pais e responsáveis para que levem suas crianças e adolescentes até 15 anos às UBS. A atualização vacinal é uma medida simples que protege vidas e fortalece a saúde coletiva”, afirma o prefeito.

O coordenador do Departamento de Vigilância em Saúde, enfermeiro Luciano Simplício Sobrinho, informa que além das salas de vacinação, haverá busca ativa em escolas e locais de grande circulação. “Também estamos orientando nossas equipes a oferecer vacinas durante os atendimentos de saúde para menores de 15 anos. A meta é alcançar todos os que ainda têm doses em atraso”, explica.

Serviço – A lista das 28 Unidades Básicas de Saúde (UBS) com sala de vacinação, endereço, horário de atendimento e telefone está disponível em: https://www.apucarana.pr.gov.br/site/unidades-basicas-de-saude-ubs. O atendimento acontece entre as 8h e 16h30, de segunda a sexta-feira.

🔔 Acompanhe o Canal 38 nas redes sociais e receba atualizações em tempo real:

📸 Instagram: @canal38news
📘 Facebook: Canal 38 Apucarana
📘 Grupo no Facebook: Clique aqui
▶️ YouTube: RTV Apucarana

💬 Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as notícias em primeira mão:
👉 Grupo 12 do Canal 38

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: