Uma equipe do SAMU foi acionada na tarde desta terça-feira (19), para atender uma ocorrência de engasgo envolvendo um recém-nascido de apenas 7 dias de vida, na Rua Maracaí, na Vila do Colégio, em Apucarana.
A situação mobilizou rapidamente as equipes de resgate, com o SAMU básico de Apucarana sendo acionado para o local, enquanto a unidade avançada de Arapongas também foi chamada para dar suporte.
Devido à ocorrência em andamento em Apucarana, a equipe avançada de Arapongas foi enviada até o local. No entanto, ao chegarem à residência, os profissionais constataram que a criança já não apresentava sinais de engasgo. A situação, que inicialmente gerou preocupação, foi prontamente controlada antes da chegada das equipes.
A criança, que a princípio teria se engasgado com leite materno, foi então encaminhada para o Hospital Materno Infantil de Apucarana para uma avaliação médica mais detalhada, garantindo que não houvesse complicações. As equipes de SAMU, realizaram o procedimento de forma eficaz, garantindo a segurança da criança.
O episódio trouxe à tona a importância da agilidade no atendimento de emergência, com as equipes do SAMU trabalhando de maneira integrada para dar a resposta necessária, mesmo diante da rápida resolução do caso.