Moradores da zona rural de Cambira, no norte do Paraná, denunciaram nesta quinta-feira (17) o descarte irregular de grande quantidade de lixo têxtil ao longo da Estrada Dourados. A denúncia foi feita por uma testemunha que, ao sair de sua propriedade, se deparou com sete pontos distintos de descarte de resíduos, aparentemente provenientes de fábricas de confecção.
De acordo com o relato, os sacos de lixo, com cerca de 200 quilos de material têxtil em cada ponto, foram jogados à margem da estrada e até dentro de caixas de contenção de águas pluviais. Os locais de descarte se concentram a aproximadamente 150 metros de uma empresa que fica no sentido bairro Santa Luzia.
A testemunha relatou ainda que o material encontrado é semelhante ao utilizado por algumas confecções da região, levantando a suspeita de que os resíduos tenham sido descartados por empresários locais. A Polícia Militar registrou a ocorrência e orientou o denunciante a procurar os órgãos ambientais competentes para que medidas administrativas e investigativas possam ser adotadas.
O caso pode configurar crime ambiental, já que causar poluição de qualquer natureza é passível de penalidades previstas em lei. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Instituto Água e Terra (IAT) devem ser notificados para averiguação e possível responsabilização dos envolvidos.