Na tarde desta sexta-feira (29), por volta das 14h49, uma equipe da ROMU da GM de Arapongas recuperou uma motocicleta com alerta de furto/roubo e apreendeu dois adolescentes após uma perseguição pelas ruas da cidade.
Durante patrulhamento preventivo pela Rua Rouxinol, os guardas municipais avistaram duas motocicletas — uma Honda Biz preta e uma Honda CG preta — ambas com garupas, avançando o sinal vermelho. Diante da infração, foi dada voz de abordagem, mas os condutores desobedeceram e fugiram em alta velocidade pela Rua Alcatraz, sentido Avenida Maracanã.
Na sequência, as motos seguiram em direções opostas, e a equipe concentrou o acompanhamento na Honda Biz, que entrou em um posto de combustíveis. No local, os agentes conseguiram realizar a abordagem.
Os ocupantes foram identificados como dois adolescentes de 16 e 17 anos, ambos já conhecidos no meio policial por atos infracionais análogos a furto, receptação e tráfico de drogas. Em consulta ao sistema, foi constatado que a Honda Biz, =possuía alerta de furto/roubo registrado no Boletim de Ocorrência.
Durante a revista pessoal, os agentes encontraram com o garupa um objeto utilizado como “micha”, ferramenta comumente usada para ligação irregular de motocicletas. Questionados, os adolescentes confessaram ter vindo de Apucarana com o objetivo de furtar veículos em Arapongas.
Como não apresentaram contato de seus responsáveis, o Conselho Tutelar foi acionado para acompanhar a ocorrência. Os dois menores, juntamente com a motocicleta recuperada, foram encaminhados à 5ª Central Regional de Flagrantes (17ª e 22ª SDP).
Segundo os GMs, foi necessário o uso de algemas para evitar nova tentativa de fuga e garantir a segurança da equipe e dos envolvidos, em conformidade com a Súmula Vinculante nº 11 do STF.