Imagem por: Jonatam Battista/Canal 38

A Prefeitura de Apucarana deu início, na tarde desta quinta-feira (15), à retomada das obras do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do Jardim Catuaí, localizado na Rua Andry Prijma, nº 145.

A obra, que estava abandonada há quase 10 anos, finalmente começou a sair do papel e deve beneficiar cerca de 94 crianças da região.

O investimento ultrapassa a marca de R$ 1 milhão, sendo aproximadamente R$ 600 mil provenientes do Ministério da Educação e quase meio milhão de reais de contrapartida do município. A execução ficará a cargo da Construtora Projecta.

Durante o ato de assinatura da ordem de serviço, o prefeito Rodolfo Mota destacou que a retomada da obra representa o cumprimento de um compromisso assumido ainda em campanhas anteriores.

O prefeito Rodolfo Mota disse:

“Quando eu disputei a eleição em 2020, eu me comprometi com o povo de Apucarana a terminar três CMEIs abandonados, a escola do Interlagos e a obra do Adriano Correia. A população entendeu naquele momento um outro resultado, Deus pediu para que a gente esperasse. Quando a gente foi disputar a eleição de 2024, mais uma vez eu disse: passaram-se mais quatro anos, não terminaram, mas nós vamos terminar. Podem acreditar nisso.

E com um ano do nosso mandato, dois CMEIs estão prontos para serem entregues. Nós vamos contar isso nos próximos dias. E faltava o terceiro CMEI para retomar as obras. E hoje, com muita alegria, mais de um milhão de reais de investimentos, sendo 600 mil reais do Ministério da Educação e quase meio milhão da Prefeitura de Apucarana. Deve passar um pouquinho de um milhão.

Nós estamos dando a ordem de serviço aqui para a Projecta, representada pela Waldineia, junto com a nossa secretária de Educação, vereadores e toda a equipe. E você que está em casa, essa é uma obra que começou em 2016, há quase 10 anos. Nós estamos virando a página de Apucarana, colocando um novo ritmo para a nossa prefeitura e para o nosso povo, porque não tem sentido uma obra pública, depois de 10 anos, não ter sido concluída.

Quase 100 crianças vão estudar aqui nesse CMEI. O prazo para a conclusão dessa obra é de oito meses. Estamos pedindo para que a Waldineia, os pedreiros e os engenheiros entreguem o quanto antes, porque tem criança esperando para vir estudar aqui no CMEI do Catuaí.

Essa obra já está retomada. Não é promessa, não é compromisso, é realidade. Já foi feita a limpeza, a capinagem, retirada de entulhos, material chegando, pedreiros e engenheiros trabalhando. A obra já começou.

Daqui a pouco a gente vai voltar aqui para inaugurar esse CMEI do Catuaí, com 94 crianças matriculadas. Aqui vai ser um lugar de muita alegria. O passado não volta, algumas crianças que esperaram estudar aqui hoje já têm 10, 11, 12 anos e não tiveram essa oportunidade, mas nós vamos construir essa oportunidade para as próximas crianças.

Em 2026 nós vamos ter 94 crianças estudando aqui. E teremos mais três CMEIs novos para começar. Vamos entregar seis novos CMEIs para o povo de Apucarana, abrindo aproximadamente 500 novas vagas na educação infantil. Apucarana avança, cresce e celebra seus 82 anos.”

A proprietária da Construtora Projecta, Waldineia Ramos, também falou sobre a responsabilidade e o compromisso assumidos pela empresa na execução da obra.

Waldineia Ramos disse:

“Para nós é uma questão de honra estar participando desse projeto, dessa promessa de campanha do nosso prefeito. É uma empresa que não é de Apucarana, mas nós estamos vindo com tudo para cumprir essa promessa. Nós participamos da licitação, tivemos o preço e vamos honrar o nosso compromisso, com a graça de Deus.

Em primeiro lugar, eu coloco Deus na frente, e com muito trabalho tenho certeza que vai dar tudo certo. Vamos entregar essa obra pronta.

O nosso contrato é de oito meses. Nós iniciamos dia 5 de janeiro, assinamos o contrato dia 18 de dezembro, mas devido à parte burocrática municipal e do FNDE tivemos que aguardar. Já estamos executando os serviços, já fizemos a limpeza, já compramos material da primeira e da segunda etapa.

Essa semana ainda já está prevista a entrega de todas as portas. Toda a parte elétrica já foi comprada. Então, assim, dinheiro não é o nosso problema, e mão de obra nós temos.

Nosso contrato é de oito meses, mas vamos fazer o possível e o impossível para entregar antes. Entregando antes, eu faço também o nome da minha empresa. Pode ter certeza que a gente vai com muito mais dedicação para concluir essa obra.”

A retomada do CMEI do Jardim Catuaí representa um passo importante para a ampliação das vagas na educação infantil em Apucarana e simboliza o resgate de uma obra pública que por anos permaneceu abandonada, agora transformada em esperança para dezenas de famílias da região.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: