Maior parte dos agrotóxicos apreendidos tem o uso proibido no Brasil

A Receita Federal realizou, no último dia 27, uma operação de combate ao contrabando e ao descaminho que resultou na apreensão de uma carga de agrotóxicos contrabandeados que totalizava 4,5 toneladas.

A mercadoria partiu de Foz do Iguaçu com destino a Londrina em caminhão de transportadora, acobertada por notas fiscais. Os produtos estavam rotulados de forma a enganar a fiscalização pois o conteúdo ali identificado, apesar de ser o descrito no documento fiscal, divergia da realidade. Parte da mercadoria estava rotulada como adjuvante agrícola, substância ou composto que é adicionado a produtos agrícolas para melhorar a eficácia do produto ou facilitar a aplicação, outra parte rotulada como fertilizante e nitrato de cálcio.

Após a emissão do laudo pelo Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA – foi possível confirmar que se tratava de produtos, em sua maioria, proibidos no Brasil por causarem danos à saúde e ao meio ambiente. Foram identificados os seguintes produtos: PARAQUATE, TIAMETOXAN e BENZOATO DE EMAMECTINA.

Esse tipo ação reafirma o compromisso da Receita Federal com o combate ao contrabando, ao descaminho e à sonegação de impostos, buscando a proteção à saúde da população e à preservação do meio ambiente.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: