Cantando sucessos que embalaram mais de uma geração, o grupo comandado por Luiz Carlos mostrou por que é um dos principais nomes da história do pagode brasileiro. A noite desta sexta-feira (23) foi marcada por um coral do início ao fim, ao som de um dos grupos musicais de maior sucesso do país.

Veterana no Verão Maior Paraná, a banda Raça Negra levou cerca de 118 mil pessoas às areias de Matinhos, superando a marca registrada em 2024, quando 110 mil pessoas acompanharam a apresentação no palco de Caiobá. Neste sábado (24), o grupo repete a dose em Pontal do Paraná, ao lado de Roberta Miranda.

A música de abertura, “Me Leva Junto com Você”, deu o tom da noite. Ao cantar os primeiros versos — “meu bem, eu te peço, não me deixe só, me leva junto com você” — o público entendeu o recado e seguiu cantando até o final, pedindo bis. “Sozinho”, “Estou Mal” e “Volta”, grandes sucessos do grupo, vieram na sequência. No setlist ainda apareceram “Jeito Felino”, “Maravilha”, “Cigana” e, claro, a que não pode faltar: “Cheia de Manias”, que fechou a apresentação.

Líder da banda, Luiz Carlos destacou a energia do público paranaense. “Estive aqui há dois anos, e o Paraná sempre recebeu a gente muito bem. Fazemos muitos shows no Estado, então estar mais uma vez aqui é sensacional. É uma felicidade para mim, assim como é para as pessoas que estão aqui. Ficar perto e reencontrar um público que gostamos é muito legal e, claro, fazendo um show novo”, afirmou. “Acho que é isso: levar felicidade para cada um e deixar tudo mais bonito com a música.”

O público chegou bem aquecido para o show. Antes da atração principal, a Banda da Polícia Militar do Paraná (PMPR) abriu a programação no palco de Matinhos. “O reconhecimento do público pelo nosso trabalho é algo que nos emociona. Nos preparamos para esse momento, com músicos muito talentosos, e o retorno do público tem sido espetacular”, disse o comandante da banda, capitão Jefferson Cardoso. “É uma forma de aproximação da Polícia Militar com a comunidade, um instrumento que a corporação tem para estar mais próxima da população. Além disso, trouxemos novidades, como o nosso Tim Maia, em um show especial, e a cabo Tatiana, nossa policial feminina, que veio trazer ainda mais valor e graça ao grupo”, acrescentou.

DESDE AS 16H

Teve fã de carteirinha, com faixa na cabeça, que chegou cedo para garantir o melhor lugar. Carla Oliveira, de 42 anos, foi uma delas. Ela veio de Curitiba para acompanhar o show de seus pagodeiros preferidos. “Passei toda a minha adolescência ouvindo Raça Negra. Estou doida para ver eles no palco. Sou gaúcha, mas moro em Curitiba há mais de 30 anos, e vim especialmente para os shows. É muito especial para mim estar aqui hoje”, contou, minutos antes de realizar o sonho de tirar uma foto com Luiz Carlos.

“As músicas embalaram a minha adolescência, são inesquecíveis, marcaram uma época. Já estive em outros shows, tenho DVDs, e por mim teria show todo fim de semana”, continuou. “Com certeza o Verão Maior Paraná é muito importante, pois é um evento público, para todas as idades — crianças, adultos, para quem pode pagar e para quem não pode. É muito divertido.”

A paixão pelo Raça Negra vem de berço. Irmã de Carla, Náthali Alves de Souza, de 33 anos, não escondia a felicidade de assistir a um show do grupo pela primeira vez. As músicas da banda, inclusive, fizeram parte do clipe de seu casamento, há 14 anos. “Escuto desde criança, porque é coisa de família. Gosto muito de ‘Tarde Demais’ e ‘Cigana’. É a primeira vez que consigo ir a um show deles, e dessa vez não podia perder”, comentou.

“Chegamos hoje de manhã e logo falei para minha irmã: ‘vamos correr para lá e chegar cedo’, porque não podíamos perder. Queríamos ficar na frente para ver bem de perto, e conseguimos”, completou. “Achei que o espaço dos shows ficou perfeito. No ano passado já estava muito bom, mas este ano está maravilhoso.”

Mas nem só de turistas era formado o público do Raça Negra. Dona Berta Xavier de Melo, de 72 anos, moradora de Matinhos, tem sido frequentadora assídua das atrações do Verão Maior Paraná. Ela já assistiu a shows de Alok, Zé Neto & Cristiano, Jiraya Uai, Belo, Jeito Moleque e Gipsy Kings — e voltou para dançar pagode em meio a uma multidão de mais de 100 mil pessoas.

“Eu gosto de vir. Tenho três filhas e elas ficam com medo, mas sempre aviso onde estou. Na hora de ir embora, o segurança me acompanha até a saída, e assim elas ficam mais tranquilas”, contou. “Tem que curtir com sabedoria. Não vim para aprontar, vim para me divertir. Não tenho o que reclamar, está tudo ótimo.”

TRÊS DIAS DE SHOWS

A programação gratuita do Verão Maior Paraná continua neste fim de semana em Matinhos. Neste sábado (24), o público confere show inédito de Fábio Jr., nas areias de Caiobá, a partir das 22h. No domingo (25), o sertanejo toma conta do palco com Gusttavo Lima, uma das atrações surpresa do evento, em apresentação prevista para as 17h.

Em Pontal do Paraná, que recebeu nesta sexta-feira (23) Israel & Rodolffo e Bruno & Denner para um público de 32 mil pessoas, o grupo Raça Negra se apresenta neste sábado (24) no Centro de Eventos Marissol, dividindo a noite com Roberta Miranda. Os shows começam às 20h.

Ao todo, serão cinco finais de semana de shows gratuitos até 8 de fevereiro, com 39 atrações em Matinhos e Pontal do Paraná. Além disso, músicos e bandas paranaenses também se apresentam nos Palcos Sunset do Verão Maior, totalizando 52 shows até o fim da temporada.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: