Imagem por: Canal 38

O esporte apucaranense ganhou mais um motivo para comemorar nesta quinta-feira (13). Dois jovens praticantes de Kung Fu Wushu foram selecionados no programa municipal Bolsa Atleta, iniciativa da Prefeitura que incentiva o desenvolvimento esportivo de talentos da cidade.

Os contemplados — João Lucas e Kemilly Nascimento — fazem parte da equipe comandada pelo treinador Lenimar Dias, que celebrou a conquista e destacou o esforço dos alunos.

Lenimar Dias afirmou:
“É uma alegria muito grande poder estar ajudando esses atletas a conseguir esse Bolsa Atleta. Foi lançado o projeto através da Prefeitura, já havíamos ciência sobre isso. Diante dessas circunstâncias, a gente ficou com dúvida: vamos entrar, não vamos entrar. E conversei com os dois, conversei com o pai dos atletas também. Eles falaram: ‘não temos nada a perder’. Então fomos mandar abraço. Montamos todo o projeto, montamos toda a estrutura e, graças a Deus, conseguimos ser contemplados com isso.

Só havia uma vaga masculina e uma vaga feminina para o Kung Fu Wushu, e os dois foram contemplados. Sabe-se que para ser contemplado nesse programa tem que ser alunos resilientes, com muita disciplina tanto escolar quanto na vida.

Vamos dizer que não foi muito difícil escolher os dois, porque ambos já têm um histórico de competições e um histórico escolar muito bom. O atleta João Lucas, por exemplo, ele é do Colégio Nilo Cairo. E a atleta Kemilly, ela faz período integral lá no Colégio 3 Reis. Então conseguimos pegar as fichas de matrícula, os boletins estavam tudo sob controle.

Tanto a Kemilly como o João Lucas já são campeões regionais, estaduais, nacionais e até internacionais. Só que o internacional não entrou no período de inscrição do projeto do Bolsa Atleta. Então a gente não colocou eles como campeões internacionais dentro do projeto, mas sim estadual e nacional.

“Hoje a nossa associação trabalha com quatro modalidades. Estamos começando com uma, mas temos três centrais, que são o Changquan (Punho Longo), o Nanquan (estilos do Sul) e o Taijiquan, que são as modalidades praticadas pelos atletas aqui. O João Lucas pertence à categoria do Taijiquan esportivo, e a Kemilly ao Taijiquan tradicional, do estilo Chen.”

Essa bolsa veio em ótima hora, já que esses dois atletas irão representar Apucarana em um próximo campeonato. O Campeonato Brasileiro vai acontecer entre os dias 10 a 14 de dezembro, em Brasília. E, sucessivamente, nesse mesmo treino, ambos estarão participando do processo seletivo visando 2026, do treino da CBKW, da Confederação Brasileira de Kung Fu Wushu.”

A conquista da bolsa é um marco especialmente significativo para os jovens atletas, que vêm se dedicando há anos ao esporte.

O atleta João Lucas relatou a emoção do momento:
“É muito grande ter a sensação de receber o Bolsa Atleta depois de muitos anos de treino. Estar aqui batalhando para isso é uma emoção inexplicável. Eu treino Kung Fu faz 11 anos, comecei nas escolas municipais e agora estou aqui representando o atleta de Apucarana, uma parte do Kung Fu.

Eu quero representar Apucarana no Campeonato Brasileiro, e sucessivamente, para fora do Brasil também. A expectativa para o ano que vem é conseguir passar, classificar no próximo campeonato e, se eu conseguir, passar para o Campeonato Mundial na China.”

Já a atleta Kemilly Nascimento destacou o quanto o apoio da Prefeitura fará diferença na preparação.

Ela afirmou:
“A alegria é imensa. Não tem nem palavras para descrever, porque realmente é um apoio muito bom. Principalmente vindo da Prefeitura, esse reconhecimento da cidade é maravilhoso. Vai ser uma ajuda e tanto, principalmente para a gente poder conseguir comprar equipamentos, uniformes e tudo mais.

Vai ser demais. Vai aliviar muita coisa. E agora, continuar treinando cada vez mais. Quem sabe alcançar uns campeonatos internacionais ano que vem.”

Com o incentivo do Bolsa Atleta, João Lucas e Kemilly reforçam a esperança de representar Apucarana no cenário nacional e, futuramente, internacional. O apoio chega em um momento decisivo para a dupla, que se prepara para o Campeonato Brasileiro e para novas seletivas que podem abrir portas ainda maiores no esporte.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: