Foi divulgado na manhã desta quinta-feira (12), o novo plano estratégico de segurança para a região de Arapongas. Em entrevista, o agente Barioni, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), destacou a importância do município dentro das ações operacionais da corporação.
Segundo ele, Arapongas ocupa atualmente posição central tanto na segurança viária quanto no enfrentamento ao crime organizado.
“Arapongas hoje é uma cidade estratégica para nós, tanto na questão da segurança viária quanto no combate ao crime. Aqui é rota de crimes transfronteiriços e, no ano passado, foi a cidade onde mais tivemos óbitos na rodovia federal, tanto no local do acidente quanto após a remoção para atendimento hospitalar”, afirmou.
O agente ressaltou ainda a integração das forças de segurança na região.
“Hoje temos uma integração muito boa com todas as forças de segurança aqui”, destacou.
Dentro do calendário de ações, a PRF realizará na sexta-feira, dia 13, durante o período de Carnaval, uma operação conjunta com a Polícia Militar e a Guarda Municipal. A iniciativa terá caráter educativo, com foco no combate à alcoolemia ao volante.
“Vamos realizar um comando conjunto com a PM e a Guarda Municipal, com foco educativo voltado à alcoolemia”, explicou.
Barioni também anunciou uma mudança estratégica importante: a transferência da base operacional da PRF de Apucarana para Arapongas. A decisão leva em consideração o volume de ocorrências e a relevância do trecho.
“Essa região é tão estratégica para nós que vamos trazer a base de Apucarana para Arapongas, porque é uma área sensível e atende muito mais aos objetivos institucionais da PRF”, afirmou.
Ele explicou que, além da alta incidência de acidentes, o trecho é corredor de passagem para cargas ilícitas.
“O número de acidentes e o combate ao crime exigem um posicionamento mais estratégico. Isso vai facilitar nosso deslocamento, agilizar o atendimento de ocorrências e fortalecer a prevenção e o combate aos crimes transfronteiriços. Todas as cargas de toneladas que apreendemos na região de Cambé e Andirá passam por aqui”, pontuou.
A mudança está prevista para o próximo ano. De acordo com o agente, a concessionária CCR PR Vias será responsável pela construção da nova estrutura.
“A partir do ano que vem, a CCR PR Vias fará essa construção, que já está prevista em contrato. Acredito que até o segundo semestre do próximo ano a base já esteja pronta na região de Aricanduva”, finalizou.