Na manhã desta quinta-feira (7), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 19,5 toneladas de maconha em Iguaraçu, no Paraná, marcando a maior apreensão da droga no sul do Brasil.
A droga estava sendo transportada em uma carreta bitrem, interceptada por agentes da PRF com o auxílio de ferramentas de inteligência. Durante a abordagem, o motorista, de 34 anos, afirmou que o veículo estava vazio. No entanto, um odor característico da maconha levou os policiais a uma vistoria, revelando diversos fardos do entorpecente no compartimento de carga.
O condutor confessou ter carregado a droga em Ponta Porã (MS), com destino a Curitiba (PR), onde receberia uma quantia pelo transporte. Ele foi preso em flagrante e encaminhado, junto com a carga, à Delegacia da Polícia Civil de Astorga.
Dada a grande quantidade de droga, a maconha foi imediatamente incinerada, em uma operação que contou com o apoio do 30° Batalhão do Exército de Apucarana e da Polícia Civil de Astorga.
Números Expressivos
Este ano, a PRF na região de Londrina já retirou mais de 63 toneladas de maconha de circulação, superando as 30,8 toneladas apreendidas em 2023. Somente nas últimas 24 horas, a PRF realizou três grandes apreensões, somando mais de 22 toneladas.
- Arapongas (06/11): 1.531 kg de maconha transportados em um caminhão baú com teto falso.
- Cornélio Procópio (06/11): 1.230 kg da droga distribuídos em dois veículos.
- Iguaraçu (07/11): 19,5 toneladas na carreta bitrem.
No acumulado de 2024, a PRF no Paraná já soma mais de 216 toneladas de maconha apreendidas, evidenciando o esforço contínuo no combate ao tráfico de drogas no estado.