Na manhã desta quarta-feira (27), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Apucarana realizou a escolta de dois veículos que transportavam órgãos de um jovem de 23 anos, vítima de um grave acidente de trânsito ocorrido na madrugada de sábado (23) na Avenida Minas Gerais.
O gesto solidário da família em meio à tragédia permitiu que outras vidas fossem salvas por meio da doação de órgãos.
O agente Sagati, da PRF, falou sobre a importância e a complexidade da ação:
“A equipe da PRF de Apucarana foi acionada nesta manhã de quarta-feira por equipes do Sistema Estadual de Transplante de Órgãos para que nós pudéssemos dar apoio à escolta de dois veículos que estavam transportando os órgãos desse jovem de 23 anos, de Apucarana para Curitiba, que infelizmente perdeu a vida na madrugada de sábado em um acidente de trânsito.
Após a retirada dos órgãos do corpo da vítima, há um tempo muito curto para que esses órgãos fiquem fora antes de serem transplantados. Por isso, precisávamos realizar um deslocamento rápido, eficaz e com muito cuidado pelas vias de Apucarana.”
O trajeto enfrentou desafios devido à distância e ao tráfego intenso no centro da cidade, mas a escolta foi concluída com sucesso.
“A distância era muito longa, e o tráfego estava bem elevado ali na região central de Apucarana, mas, graças a Deus, tudo correu bem, sem nenhum problema nessa escolta. Conseguimos chegar a tempo para que esses órgãos fossem levados de avião até Curitiba,” afirmou o agente.
Sagati também destacou o gesto nobre da família do jovem, ressaltando o impacto positivo da doação:
“Foi um grande ato de amor dessa família, que, no momento de tanta dor ao perder seu filho em um acidente tão trágico e violento, tomou a decisão de doar seus órgãos. Temos muito a agradecer a essa família. Com certeza, as outras famílias que irão receber esses órgãos ficarão imensamente agradecidas por esse ato de amor.”
O agente encerrou enfatizando a gratificação de participar de um trabalho que, além de prevenir acidentes, também salva vidas:
“Esse foi um trabalho extremamente gratificante. Ajudar a salvar vidas é algo que nos dá um sentimento imenso de dever cumprido. Esse trabalho da polícia não é só prevenção, mas também uma missão de ajudar de todas as formas possíveis.”
A PRF reforça a importância da conscientização sobre a doação de órgãos e agradece o apoio de todos os envolvidos na operação, que, de forma direta ou indireta, contribuíram para que esse gesto de solidariedade resultasse em novas chances para outras pessoas.