Ao abrir os trabalhos da sessão ordinária de quinta-feira (19), o presidente da Câmara Municipal de Apucarana, Danylo Acioli, destacou os principais temas debatidos em plenário e os projetos em andamento, reforçando o compromisso do Legislativo com as demandas da população.
“É uma alegria poder falar com a imprensa, que leva a notícia da Câmara Municipal, a Casa do Apucaranense, e dizer que tivemos uma sessão longa, com várias pautas importantes, tratando de assuntos locais que impactam diretamente o dia a dia das pessoas”, afirmou o presidente.
Entre os destaques, Acioli voltou a defender o projeto de lei que institui o Programa Recomeçar, iniciativa já adotada em municípios como São Paulo, com o objetivo de promover a reinserção de pessoas em situação de rua no mercado de trabalho. A proposta prevê a atuação dessas pessoas em serviços públicos, como limpeza de vias e manutenção de espaços públicos.
“Temos demandas graves, como a limpeza de vias públicas. Com a chuva, o mato cresce e nem sempre conseguimos atender toda a demanda com empresas terceirizadas. Podemos oferecer oportunidade de reinserção social a quem deseja trabalhar e, ao mesmo tempo, atender uma necessidade pública”, explicou o vereador. Ele também ressaltou a importância de diferenciar os casos de pessoas aptas ao trabalho daquelas que necessitam de tratamento especializado.
O presidente ainda mencionou avanços na área esportiva, citando alteração legislativa que permite que associações esportivas passem a receber recursos do Fundo Municipal do Esporte por meio do Conselho Municipal.
Outro tema abordado foi a situação do espaço das feiras livres do município. Segundo Acioli, o Poder Executivo sinalizou compromisso com a reforma do local, mas ele defendeu a definição de critérios claros para participação e organização dos feirantes.
Encerrando sua fala, o presidente anunciou o calendário de sessões itinerantes da Câmara, destacando a iniciativa como forma de aproximar o Legislativo da comunidade.
“Na próxima segunda-feira realizaremos a primeira sessão itinerante junto ao CREA, para tratar das demandas de engenheiros e arquitetos. Em março, teremos outra na APAE, que completa mais de 60 anos de atuação. Vamos seguir promovendo eventos que aproximem a Câmara da população de Apucarana”, concluiu.
A sessão reforçou o foco do Legislativo em pautas sociais, planejamento urbano e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do município.