Encontro reuniu representantes do Sindicato dos Contabilistas de Apucarana (Sicap) e da equipe da Secretaria Municipal da Fazenda
A rotina de quem lida com números, prazos e obrigações junto ao fisco municipal ganhou um espaço de diálogo permanente. Representantes do Sindicato dos Contabilistas de Apucarana (Sicap) e da Prefeitura fizeram nesta terça-feira (16/12) mais uma reunião técnica. O objetivo foi alinhar informações e esclarecer dúvidas dos profissionais que lidam diariamente com as demandas fiscais de empresas e contribuintes.
Entre os temas discutidos estiveram o Domicílio Eletrônico do Contribuinte (DEC), Nota Fiscal Eletrônica, revisão e ajustes implantados em alíquotas do ISS, simplificação do Código Tributário Municipal, ressignificação do Comitê Gestor Municipal das Micro e Pequenas Empresas, além das mudanças da Reforma Tributária e os impactos na arrecadação com o futuro Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).
O prefeito Rodolfo Mota reitera que o encontro é uma iniciativa conjunta entre a administração municipal e a entidade representativa da classe contábil. “Queremos construir juntos soluções práticas para o desenvolvimento do município. A proposta é avançar com reuniões periódicas não apenas com contadores, mas também com engenheiros, arquitetos e outros profissionais”, destacou.
O secretário municipal da Fazenda, Rogério Ribeiro, afirma que as reuniões periódicas permitem a continuidade e o desdobramento dos temas. Ele citou como exemplo um dos assuntos tratados na última reunião, que ocorreu em junho, e que foi retomado. “O Domicílio Eletrônico do Contribuinte (DEC) é um canal oficial de comunicação, que faz o envio de notificações e intimações a contribuintes e seus representantes legais. Ele veio para substituir as correspondências físicas e a adesão, que era opcional, passou a ser obrigatória neste ano”, disse Ribeiro, acrescentando que as empresas que ainda não fizeram a adesão foram comunicadas sobre a obrigatoriedade.
Mayra Paes Landim Leciuk, presidente do Sicap, agradeceu a abertura do espaço para o debate e destacou a importância do alinhamento entre contadores e a prefeitura. “A reunião permite esclarecer dúvidas, criando condições para que os contadores orientem melhor seus clientes, especialmente diante de notificações e mudanças em procedimentos fiscais”, ressaltou.