Evento de encerramento do Setembro Amarelo ocorre nesta sexta-feira, 26

A Prefeitura de Arapongas, por meio do Núcleo de Educação Permanente da Secretaria de Saúde e equipes multidisciplinares da Saúde Mental, promove, na tarde desta sexta-feira, 26, uma palestra sobre abordagem técnica a tentativas de suicídio. A atividade, que encerra a programação do Setembro Amarelo, tem como palestrante o coronel do Corpo de Bombeiros de São Paulo, Diógenes Munhoz, doutor em

Saúde Mental
l, suicidólogo e criador do protocolo de abordagem técnica e humanizada em tentativa de suicídio.
Além de equipes das secretarias de Saúde; Educação; da Cultura, Lazer e Eventos (Secle), Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, também estão presentes participantes de municípios como Umuarama, Campo Mourão e Jaguapitã. Representando a 16ª Regional de Saúde, Moacir Paludetto Júnior; o secretário de Saúde, Carlos Eduardo Arruda; a vereadora Simone Sponton, representando a Câmara Municipal; Alessandro Sella, coordenador médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a coordenadora do Samu, Renata Kawka.

Arruda agradeceu a todos pela presença e o empenho das equipes que organizaram a palestra.
Rafael Cita, em discurso, comentou que, “o mais desafiador, na minha opinião, de saúde, não é a fila da cirurgia, não é a demanda de exames – é a saúde mental. Por quê? Porque envolve, inclusive, uma questão multidisciplinar. Não dá para tratar de saúde mental só na saúde. A gente tem que tratar de saúde mental com todos os atores envolvidos”, pontuou. O Prefeito de Arapongas enalteceu que, ao longo dos anos, “eu vejo uma evolução que desmistificou um pouco a questão de a pessoa ser entendida, de poder procurar atendimento sem preconceito. E também vejo avanços na nossa saúde pública, CAPS-AD, CAPS Infantil, o CAPS2. Então, a gente tem uma estrutura para tratar de saúde mental importante”, destacou.

“Mas é um tema que tem que ser discutido. Então, é um momento de grande oportunidade para nós todos tomarmos um pouco mais ‘dessa água viva’ sobre a sabedoria da saúde mental para prevenção e suicídio, que tem dados assustadores em todo o nosso país. Aproveitem a palestra, absorvam o que for necessário e o que vocês precisarem para adequar o serviço público de acordo com o que coronel defende, conte conosco, com toda nossa equipe”, finalizou.

 

 

🔔 Acompanhe o Canal 38 nas redes sociais e receba atualizações em tempo real:

📸 Instagram: @canal38news
📘 Facebook: Canal 38 Apucarana
📘 Grupo no Facebook: Clique aqui
▶️ YouTube: RTV Apucarana

💬 Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as notícias em primeira mão:
👉 Grupo 12 do Canal 38

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: