Abordagens incluíram cuidados odontológicos e primeiros-socorros de recém-nascidos
A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria de Saúde, promove, no Centro Integrado de Saúde da Mulher (Cisam), todos os meses, um treinamento em primeiros-socorros destinado aos cuidados com recém-nascidos, especialmente na prevenção de acidentes – em caso de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita.
A palestra acontece toda segunda quarta-feira de cada mês, em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Corpo de Bombeiros, às 8h, na sede do Cisam, na Avenida Gaturamo, nº 950, no Jardim Aeroporto. Nesta quarta-feira, 08, além desta atividade mensal, as gestantes também tiveram orientações de cuidados odontológicos.
Em lembrança ao Dia do Nascituro, 08 de outubro, que celebra a vida do bebê no ventre da mãe, o Cisam convidou o padre Valdenir para abençoar os participantes.
O bombeiro Fábio destacou que faz “uma abordagem que vai orientar vocês a tomarem pequenas atitudes que vão evitar com que a se engasgue. A obstrução de vias aéreas, no caso das crianças menores de 1 ano, é uma das maiores causas de mortes de bebês”, detalhou. Quando ocorrer a introdução alimentar, informou, “o ideal é vocês evitarem utilizar alimentos como exemplo, uva – jamais dê um alimento que tenha formato arredondado para criança”, para evitar que engasguem.
Outro tópico que abordou é quanto aos cuidados na hora de dormir. “Quando vocês forem cobrir a criança, vocês devem cobrir o bebê até a altura do peito, a altura do tórax. E essa cobertinha, esse lençol, deve ficar preso embaixo do peitoral. Porque uma criança nesse processo de desenvolvimento, tudo o que ela pega na mão, ela leva a boca. Por isso também é preciso evitar objetos dentro do berço”, assim como decorações, como almofadas.
“E a outra grande maioria das crianças são internadas em função das quedas.
Um segundo de distração em que a visão não esteja na criança, ela vai cair”, pontuou, frisando a importância de manter o bebê sempre seguro.
Já Rogério, do Samu, ensinou: “sempre quando acontecer (algum incidente), ligue para o serviço de emergência. Não deixe de fazer isso – liga sempre para o telefone 192 do Samu ou 193 do Corpo de Bombeiros imediatamente por dois motivos: primeiro, para que a ambulância já possa vir e você ganhe tempo. Segundo, no telefone mesmo, quem atender você, já vai te passando algumas orientações e como você proceder numa situação como essa de emergência”, explicou. “Porque, na hora do desespero, gente, realmente, a gente sabe que é muito difícil.
O ideal, sempre, nem é o pai ou a mãe fazer a manobra, mas vai chegar numa situação que vai ser só você e o bebê. Então, você vai ter que ter essa atitude”, relatou. Ele chamou a atenção de um novo protocolo com bebês de até 30 dias de vida: basta fazer um estímulo nas costas do bebê engasgado para desobstruir. Depois do primeiro mês de vida, indica-se dar cinco tapinhas, ritmados.
A última orientação do dia veio com a dentista Cristina Laskovski, que faz o acompanhamento das gestantes atendidas pela rede municipal de Saúde em Arapongas. Ela esclareceu que, “hoje em dia, já se sabe que o tratamento com dentista é super seguro: tudo o que se usa no consultório, nos posto de saúde, tem segurança para vocês e para o bebê de vocês. Usamos anestesia própria para gestante, nós procuramos passar as medicações que são mais aceitáveis para vocês nessa fase”, detalhou. “Então, é importante que vocês procurem o posto de saúde de vocês: se tiver dentista, agende consulta, faz uma avaliação para ver se está tudo bem. Se estiver tudo bem, faz pelo menos uma limpeza que ajuda a manter o sorriso mais saudável. Todos os pontos aqui da nossa cidade estão preparados. E vocês, gestantes, têm um atendimento de prioridade”, comentou, falando ainda da importância da boa higiene bucal e da alimentação saudável, ainda mais no período da gestação. A dentista também entregou um kit básico de cuidados para as grávidas.
VOCÊ SABIA?
O Cisam oferece atendimento médico, odontológico e psicológico a milhares de gestantes de Arapongas. O centro conta com equipes multidisciplinares, com médicos especialistas, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, entre outros, que auxiliam as pacientes neste momento tão importante, além das atividades em grupo que proporcionam momentos de diálogo e muito aprendizado.
🔔 Acompanhe o Canal 38 nas redes sociais e receba atualizações em tempo real:
📸 Instagram: @canal38news
📘 Facebook: Canal 38 Apucarana
📘 Grupo no Facebook: Clique aqui
▶️ YouTube: RTV Apucarana
💬 Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as notícias em primeira mão:
👉 Grupo 12 do Canal 38