Treinamento ocorreu no Colégio Estadual Irondi Mantovani Pugliesi
A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria de Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPS-I) Walter Buzalaf, promoveu um encontro com professores do Colégio Estadual Irondi Mantovani Pugliesi na Formação de Docentes sobre Revelação Espontânea. A conversa foi mediada pela assistente social Samira Cássaro na tarde do último dia 24.
Segundo o enfermeiro e coordenador do CAPS-I, Maicon Depieri, “Revelação Espontânea é quando a criança ou adolescente, em algum momento da aula, de alguma conversa, de alguma palestra, faz algum tipo de revelação de algo que tenha passado, algo que tenha vivenciado, alguma experiência e que acaba trazendo essa informação.
A equipe, com base nessa revelação, passa a dar um suporte para essa criança ou adolescente”, comenta. “Diferentemente de uma consulta, que não é algo espontâneo – são feitos questionamentos”, pontua.
“Quando há a revelação espontânea, a pessoa vai apresentando a sua demanda, a sua dificuldade, em uma conversa, em um diálogo.
E é por isso que nós temos ido às escolas fazer esse tipo de fala para os professores, educadores e coordenadores, a fim de orientá-los de que, quando houve algum tipo de fala pontual, nesse sentido, para que a equipe da escola possa captar essa informação e orientar a procurar o serviço de apoio”, ressalta.